O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou, nessa quinta-feira, 19, de cerimônia alusiva à campanha Setembro Verde, realizada no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-Ufma). O encontro reuniu gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da unidade, pessoas transplantadas, e destacou a importância da doação de órgãos.
A campanha Setembro Verde tem como objetivo promover a sensibilização da sociedade sobre a doação de órgãos e tecidos, além da capacitação de profissionais que atuam nos serviços de saúde para o contato com as famílias doadoras quanto ao “sim” que poderá salvar diversas vidas.
“Buscamos ampliar o diálogo com a sociedade sobre a doação de órgãos e a sensibilização sobre o tema, acolhendo e ajudando a salvar vidas. Também estamos empenhados em cada vez mais capacitar nossos profissionais responsáveis pela entrevista familiar”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Neste ano, o tema da campanha do Setembro Verde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é “Doação de órgãos – Fale sobre isso”, e reforça, na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação.
Presente na cerimônia, a secretária municipal de Saúde de São Luís, Ana Carolina Marques Mitri da Costa, afirmou da necessidade de conversar sobre a doação de órgãos. “Isso mostra o quanto é importante que a gente sensibilize a nossa população e fale diretamente, de porta em porta, para os benefícios da doação. Aqui nós reforçamos o compromisso de manter as nossas ações a fim de contribuir cada vez mais com vidas sendo salvas”.
Para debater sobre a doação de órgãos, os presentes na solenidade participaram de palestra ministrada pelo professor doutor Natalino Salgado, que teve como tema “História do Transplante no Estado do Maranhão”. O ex-reitor da Ufma e professor titular em nefrologia, foi o pioneiro em trazer o transplante de rim para o Maranhão.
O superintendente do HU-Ufma em exercício e gerente de Atenção à Saúde da unidade, Dyego Brito, fez saudação a todos doadores que se fizeram presentes na solenidade através dos pacientes receptores. “Se não fossem eles, penso que muitos de nós não estaríamos aqui. Por isso precisamos saudar os doadores e as famílias doadoras. Todos aqui somos irmãos, mas se não fossem eles, incluindo os doadores vivos, nós não teríamos avançado como avançamos nos transplantes”, afirmou Dyego.
Emocionada, a representante da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Maranhão, Wanilce Cristina Lima Carvalho, deu o seu relato enquanto transplantada dos rins há 18 anos. “Foi porque alguém disse ‘sim’ que eu e todos os meus irmãos transplantados estamos aqui. Todos nós sabemos pelo que passamos, não é fácil conseguir o transplante, mas quando ele acontece é preciso contar a vitória”, compartilhou.
Também presente na solenidade, o coordenador da Central Estadual de Transplante do Maranhão (CET-MA), Hiago Bastos, parabenizou todos os profissionais que trabalham para fortalecer a doação de órgãos no estado. “O Maranhão tem muito a celebrar, tivemos muitas conquistas, muitos recordes esse ano, e a gente sabe que vai conseguir muito mais. O meu muito obrigado a todos vocês que fazem parte dessa política, dessa luta na gestão e que trabalham nessa luta 24 horas, 7 dias por semana o tempo todo”.