-->

Neste sábado (20), o Brasil recebeu a primeira remessa de 720 mil doses da vacina contra a dengue, chamada Qdenga, oferecida gratuitamente pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O Ministério da Saúde contará com um total de 1,32 milhão de doses, incluindo a doação e aquisição.

A capacidade limitada de produção do laboratório resultará na vacinação de pouco mais de 3,2 milhões de pessoas em 2024. O esquema vacinal requer duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas. O público-alvo este ano serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo mais afetado pela dengue após os idosos.

O Ministério da Saúde estabeleceu critérios junto aos conselhos estaduais e municipais para a distribuição das doses, priorizando municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos. Nos próximos dias, será divulgada uma lista de municípios contemplados e a estratégia de vacinação.

O Brasil se destaca como pioneiro ao oferecer a vacina contra a dengue no sistema público universal, incorporada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2023. Aprovada pela Anvisa em março do ano passado, a vacina japonesa já está disponível em clínicas privadas desde julho.

Composta por quatro sorotipos distintos, a vacina utiliza a tecnologia de vírus atenuado, com eficácia de 80,2% contra dengue após duas doses. A aplicação é contraindicada para gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência ou em tratamento imunossupressor. A estratégia de vacinação, detalhes sobre municípios beneficiados e o início da aplicação serão divulgados nos próximos dias pelo Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *