-->

Emissão de poluentes no ar atmosférico de São Luís

Em nota publicada em suas redes sociais, nessa segunda, 16, o governador Carlos Brandão se pronunciou sobre a emissão de poluentes no ar atmosférico de São Luís. Ele destacou a importância da adequação da produção industrial do Maranhão à legislação ambiental. “Como parte do nosso compromisso com o meio ambiente, temos constante preocupação com a qualidade do ar em São Luís, que em 2022 superou em 500 vezes os níveis de emergência. De acordo com estações de monitoramento, isso aconteceu em razão do excesso de poluentes”, publicou o governador.

Notificação

A notificação ocorreu após audiência pública realizada em julho deste ano, em que o Ministério Público alertou sobre os dados alarmantes registrados no relatório de qualidade do ar de São Luís. De acordo com a pesquisa, em 2022 a qualidade do ar chegou a níveis de emergência mais de 500 vezes, o que representa aumento da presença de componentes como dióxido de enxofre e ozônio acima do padrão permitido pela legislação ambiental. A Vale e a empresa Salobo Metais, prestadora de serviços, têm agora 15 dias para responder à notificação da Sema e apresentar dados correspondentes ao cumprimento dos requisitos ambientais.

Maranhão em pódio na França

O nadador maranhense Frederico Castro, que é patrocinado pelo Governo do Estado e Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, garantiu pódio no Meeting Internacional de Natação, realizado no último fim de semana em Saint-Dizier, na França. Frederico conquistou medalha de bronze na prova dos 100m nado borboleta.

Brandão na Festa da Juçara e no Círio de Nazaré

O governador Carlos Brandão demonstrou seu compromisso com a cultura, tradições e fé do povo maranhense ao participar de dois eventos significativos: o primeiro deles foi a abertura da 54ª Festa da Juçara, realizada no Parque da Juçara Rosa Mochel, no Maracanã, zona rural de São Luís; em seguida, marcou presença no encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac, que uniu as pessoas em torno da fé e da devoção, em um ambiente de comunhão e espiritualidade.

Nova reunião da Cema

Uma produtiva reunião com o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema). Foi o que destacou o governador Carlos Brandão em suas redes sociais sobre a nova reunião do Cema – para ele, uma “oportunidade para dialogar e ouvir os empresários e definirmos ações que avancem em temas como o escoamento da produção, segurança nos parques industriais e mais agilidade nos processos do agronegócio”.

1ª Mostra Macro de Experiências Exitosas das Ações do Programa Saúde na Escola

O Governo do Maranhão realiza, nos meses de outubro e novembro, a “1ª Mostra Macro de Experiências Exitosas das Ações do Programa Saúde na Escola (PSE)”. O objetivo é reunir profissionais do PSE, saúde e educação, atenção primária em saúde e gestores locais, visando contribuir para a formação integral na rede pública por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. A iniciativa foi organizada em três momentos, sendo o primeiro destinado a profissionais que atuam nos municípios da macrorregião sul do estado, no dia 19 de outubro, das 8 às 17 horas, na Faculdade Facimp, em Imperatriz.

Mostra sobre Saúde em Caxias

Na macrorregião leste, na cidade de Caxias, a mostra será no dia 25 de outubro. Para esta edição, deverão participar profissionais das regionais de Caxias, Codó, Presidente Dutra, Pedreiras, São João dos Patos e Timon. A macrorregião norte do estado também deverá participar, só que no mês de novembro, em São Luís, com data a definir.

Operação na rodoviária de São Luís

Com objetivo de garantir a qualidade do serviço e cumprimento de normas vigentes, a MOB intensificou as ações de fiscalização no sistema de transporte estadual. No último fim de semana, a equipe do órgão esteve no Terminal Rodoviário de São Luís, bairro Outeiro da Cruz, para avaliar a prestação do serviço. A fiscalização é permanente. A iniciativa pretende fazer com que esta modalidade de transporte seja mais eficiente e satisfatória para a população.

Programa Escola em Tempo Integral

100% de participação do Maranhão. Este é o marco alcançado pelo estado, por meio da Seduc, referente à adesão ao Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal. O prazo para pactuação foi encerrado neste domingo (15). O Programa, executado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo central incentivar a criação de matrículas em tempo integral na Educação Básica, por meio de assistência técnica e financeira da União aos estados e municípios que aderirem à iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *