-->

Media Training voltado para porta-vozes da Secretaria de Estado da Saúde será a primeira atividade formativa do curso, no próximo sábado (3), na sede da Egma.

“Estamos fazendo história”. Essa foi a mensagem deixada pela diretora da Escola de Governo do Maranhão (Egma), Leuzinete Pereira da Silva, após firmar parceria inédita com a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), para a promoção de atividades formativas na área da Comunicação, voltadas para a qualificação de servidores públicos do Maranhão.

A ação conjunta entre Secom e Egma foi oficializada nesta quinta-feira (1º), na sede da Egma, localizada na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, com a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as duas instituições estaduais. A diretora da Egma, Leuzinete da Silva, e o titular da Secom, secretário Sérgio Macedo, assinaram o acordo, que tem vigência de dois anos, no qual os dois órgãos se comprometem em atuar de forma colaborativa, para fornecer cursos e qualificação técnica em Comunicação e áreas correlatas.

“Nós consideramos a Comunicação Social uma área extremamente estratégica no governo e em toda instituição e, por isso firmamos um acordo de cooperação com a Secretaria de Comunicação para realizar cursos e atividades formativas aos servidores”, acrescentou a diretora da Egma.

Media Training

A primeira atividade formativa, fruto do Acordo de Cooperação Técnica Secom/Egma, será iniciada no próximo sábado (3), com a abertura do curso de Media Training, destinado ao treinamento de porta-vozes e/ou  lideranças da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Media Training (ou treinamento de mídia, na tradução livre para o português) é um tipo de treinamento que prepara profissionais para o relacionamento com veículos de imprensa, como rádios, TVs, jornais, sites e revistas.

O secretário de Estado da Comunicação Social, Sérgio Macedo, destacou que o “casamento” entre a Egma e a Secom vai garantir uma contribuição a mais para a equipe de trabalho do governador Carlos Brandão. “Não tenho dúvidas que a equipe do governador Carlos Brandão é muito bem preparada, todos sabem perfeitamente o que devem e o que não devem falar, e carregam em si as melhores intenções deste governo, mas existem técnicas que evoluem, técnicas que se aprimoram, como por exemplo, a do Media Training. Isso facilita, isso dá mais precisão na mensagem a ser passada”, ressaltou Sérgio Macedo.

Formação para municípios

De acordo com o Acordo de Cooperação Técnica Secom/Egma, os cursos poderão contemplar assessorias de comunicação de toda a estrutura do Governo do Estado, com a possibilidade de extensão para qualificação de porta-vozes de órgãos municipais, uma vez que a Egma havia celebrado, no último mês de março, parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para disponibilizar cursos de qualificação para servidores públicos de municípios maranhenses.

“A Egma está a serviço desta missão: Promover formação de boa qualidade para todos os servidores do Estado, não só da rede estadual, mas também de todo o Maranhão, por meio da cooperação que já firmamos com a Famem”, enfatizou a diretora Leuzinete Pereira da Silva.

Com a aplicação de cursos para municípios, as formações poderão ser ministradas até mesmo à distância, por meio da Egma Virtual, plataforma digital da Escola de Governo, como detalha Leuzinete Pereira da Silva. “A princípio, esses cursos serão presenciais, mas considerando a necessidade de estender essa formação para outros municípios e para outros órgãos que não possuem sede em São Luís, onde podemos usar a nossa plataforma da Egma Virtual para fazer com que os cursos cheguem a mais pessoas, em todo o Maranhão”, ressalta.

Comunicação governamental

Além do curso de Media Training, a próxima atividade formativa prevista por meio da parceria entre Egma e Secom, terá como foco a qualificação em Comunicação Governamental, contemplando profissionais das assessorias de comunicação vinculadas ao Governo do Maranhão. “O governador Carlos Brandão entende que a comunicação e as boas práticas do Governo  devem ser cada vez mais divulgadas e, para isso, nós precisamos de fato treinar o time”, frisa Leuzinete Pereira da Silva.

O ato de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Egma e Secom contou ainda com a participação de equipe técnica da Escola de Governo e da secretária-adjunta de Imprensa da Secom, Mieko Wada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *