-->

A Telebras anunciou, nesta terça-feira (19), a assinatura de um acordo preliminar com a empresa chinesa SpaceSail, concorrente da Starlink, para a possível oferta de internet via satélite de alta velocidade no Brasil.

O ministro Juscelino Filho celebrou a parceria com comitiva chinesa — Foto: Divulgação/Ministério das Comunicações

A tecnologia empregada pela SpaceSail utiliza satélites de baixa órbita, que prometem conectar áreas remotas e de difícil acesso, ampliando a inclusão digital no país. Atualmente, a companhia chinesa possui 40 satélites em operação e planeja lançar mais 648 nos próximos 14 meses. Até 2030, a previsão é alcançar um total de 15 mil satélites em órbita.

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o acordo é um passo inicial para que a SpaceSail possa operar no Brasil, mediante cumprimento das exigências regulatórias da Anatel. “Após o lançamento dos 648 satélites, eles já terão condições de iniciar os serviços no Brasil”, afirmou o ministro.

A parceria busca utilizar a infraestrutura da Telebras, como datacenters e redes de fibra óptica, para facilitar a operação da SpaceSail. “Estamos avaliando como nossa estrutura pode apoiar a entrada da empresa no país”, explicou Frederico Siqueira Filho, presidente da Telebras.

A iniciativa faz parte de uma estratégia para ampliar a conectividade no Brasil, especialmente em regiões remotas. A tecnologia oferecida pela SpaceSail é semelhante à da Starlink, de Elon Musk, que também tem autorização para operar no Brasil, mas enfrenta atrasos nos compromissos firmados.

A formalização completa do acordo dependerá do cumprimento das exigências legais e regulatórias, incluindo a obtenção de autorização da Anatel e o registro da SpaceSail como empresa no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *