-->

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (3) que o governo federal pretende cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias para o projeto de lei orçamentária de 2025. A medida, discutida em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, tem o objetivo de alinhar os gastos aos programas sociais prioritários do próximo ano.

Segundo Haddad, os cortes serão aplicados após consulta às equipes ministeriais, que identificaram os itens do orçamento que não estão alinhados com as diretrizes sociais estabelecidas. Ele destacou que os ministérios afetados serão informados dos limites para a elaboração do orçamento de 2025.

Os detalhes sobre quais programas e benefícios serão impactados serão apresentados no próximo Relatório de Despesas e Receitas, previsto para o dia 22 de julho. Antes disso, o governo anunciará bloqueios e contingenciamentos no orçamento atual ainda neste mês.

Haddad destacou o compromisso do governo em cumprir o arcabouço fiscal estabelecido pela lei complementar aprovada no ano passado, que integra a Lei de Responsabilidade Fiscal. A medida busca assegurar a estabilidade das finanças públicas, em um momento marcado pela volatilidade do mercado financeiro e recentes oscilações no câmbio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *