-->

Até o dia 7 deste mês, o Maranhão sedia a missão anual dos embaixadores dos Estados membros da União Europeia no Brasil. Nesta quinta-feira (4), como parte da agenda que será cumprida no estado, os cônjuges dos embaixadores, acompanhados da primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, conheceram serviços e bens culturais maranhenses.

O Governo do Estado está recebendo os chefes de missão dos Estados membros da União Europeia em agendas voltadas para as ações do escopo estadual. Em paralelo as atividades dos embaixadores, seus cônjuges irão conhecer unidades do Governo do Estado.

A primeira-dama Larissa Brandão detalhou o roteiro da visita realizada durante esta quinta-feira (4).

“Durante essa semana estamos tendo a honra de receber aqui no Maranhão a delegação da União Europeia no Brasil. Começando as nossas visitas, estivemos na Casa de Apoio Ninar, que atende crianças com microcefalia e alterações neurodiversas. Também estivemos na Creche de Educação Infantil da Liberdade e visitamos o nosso querido Teatro Arthur Azevedo, palco de diversas atrações culturais do nosso estado. Fomos ainda ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Para finalizar nossa programação, servimos um delicioso almoço para que todos pudessem conhecer a nossa fantástica culinária maranhense”, informou Larissa Brandão.


Casa de Apoio Ninar

A Casa de Apoio Ninar tem seis anos de atividade, foi inaugurada em 2017, e já realizou mais de 900 mil atendimentos. A unidade, que faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como foco o tratamento de crianças com síndromes raras e oferece assistência às famílias dos pacientes que convivem com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor.

Ana Caroline Arnaud, diretora administrativa da Casa de Apoio Ninar, falou da importância da visita ao local. “Ficamos agradecidos por eles terem escolhido esse serviço para conhecer. Nós fazemos um trabalho muito importante com a população do Maranhão, atendendo todos os 217 municípios com serviço de apoio, diagnóstico, exames e uma equipe multiprofissional. Por meio do trabalho prestado aqui, a gente consegue que as crianças melhorem e muito sua qualidade de vida e que as famílias possam ficar tranquilas, sabendo que seus filhos terão todo o acompanhamento necessário”, disse.

Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade

Inaugurada em 2021 pelo Governo do Maranhão, a Creche da Liberdade acolhe em tempo integral desde bebês de 1 ano até crianças de 5 anos de idade. Além das atividades escolares, a creche oferece serviços de saúde com pediatras, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. As consultas são estendidas às famílias (pai, mãe e irmão) das crianças. Também são realizadas campanhas de atualização de vacinas e aplicação de flúor.

Márcia Porto, gestora geral do Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade, comentou sobre o trabalho desenvolvido no local. “Essa creche é resultado de muitas audiências públicas nas quais a comunidade sempre defendeu sua necessidade, e fomos atendidos pelo Governo do Estado. Sabemos que a demanda por vagas de creches é muito grande no Maranhão e ter um espaço como esse, que garante os direitos das crianças e ainda atende a toda a família, faz toda a diferença na nossa comunidade”, ressaltou.


Teatro Arthur Azevedo

Um dos principais monumentos da cultura maranhense, que comemorou ano passado 206 anos de história, o Teatro Arthur Azevedo também esteve no roteiro da visita realizada nesta quinta-feira (4).

Inaugurado em 1º de junho de 1817, o Teatro Arthur Azevedo colocou o Maranhão na rota dos grandes espetáculos. Segundo teatro mais antigo do Brasil, sua história se confunde com a própria história do país e do nosso estado.

Por causa de sua importância histórica e cultural, o Teatro Arthur Azevedo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1974 e pelo Governo do Estado do Maranhão desde 1986, sendo, ainda, parte integrante da área reconhecida como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1997, em São Luís.


Hoje, além de receber os mais diversos artistas do cenário nacional e mundial, o TAA usa seu espaço para a formação cultural de jovens, através do projeto Núcleo Arte-Educação, que é desenvolvido no Teatro Arthur Azevedo, resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado da Cultura e da Educação, disponibilizando seus espaços para alunos de escolas públicas estaduais.

Unidade Prisional Feminina de Pedrinhas

Durante a visita à Unidade Prisional Feminina do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Larissa Brandão frisou o trabalho realizado no espaço para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. “É um dos melhores sistemas prisionais do Brasil. Aqui, estamos recuperando a dignidade das mulheres. Elas saem daqui com uma profissão, prontas para se inserirem no mercado de trabalho”.

Para Mônica Barros, gestora de Modernização e Articulação Institucional da unidade, a visita foi uma oportunidade de apresentar ao mundo o trabalho de humaização desenvolvido junto às internas. “Poder compartilhar essa experiência, mostrar as oficinas de trabalho, mostrar que as nossas internas podem exercer atividades de humanização, como trabalho, saúde, educação, nos deixa muito orgulhosos”, destacou.

Missão anual dos embaixadores dos Estados membros da União Europeia no Brasil

Este ano de 2024, os embaixadores dos Estados membros da União Europeia no Brasil, por consenso, decidiram pelo Maranhão como Estado a ser visitado, entre os dias 3 a 7 de abril, pela sua capacidade e potencialidade econômica, natural e social, bem como sua localização estratégica no globo terrestre.

A missão tem caráter técnico, científico, econômico e, por fim, cultural e turístico. O objetivo é conhecer de perto a diversidade do Brasil e a realidade do seu caráter federativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *