-->

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou neste sábado (6) mais uma edição do Cuidar de Todos Oftalmo. O poder público estadual tem intensificado os serviços oferecidos à população, com ações na área oftalmológica e, ainda, atendimento médico com especialista. O Cuidar de Todos Oftalmo aconteceu Golden Shopping Calhau, em São Luís.


A programação integra as comemorações pelo Dia mundial de conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril. Maria do Nascimento Tavares Ribeiro, de 60 anos, acompanhava a filha Caroline Tavares, com síndrome Charge, e teve acesso aos serviços de saúde. “Eu e ela consultamos na oftalmologia e agora estamos fazendo essa aplicação de flúor. Importante essas ações e elas devem sempre ocorrer, porque é um público que precisa muito”, pontuou.

Com a ação, crianças com síndrome de down, autismo e outras síndromes realizaram consultas e, de imediato, já puderam encomendar os óculos de forma gratuita. O objetivo do Cuidar de Todos Oftalmo é reduzir a demanda desse tipo de serviço, que contou com consultas em outras especialidades e encaminhamento para realização de procedimentos mais específicos.


O coordenador do Departamento de Atenção Multidisciplinar da SES, Gustavo Costa, explicou que a rede estadual de saúde já dispõe de diversos serviços voltados para atendimento ao público com síndrome de down e autismo. “O Governo do Estado tem uma gama de serviços que já é ofertado ao público desta ação de hoje. Levar a oferta de mais serviços a outros espaços fora do hospital é uma forma do público compreender que a saúde está presente em todos os lugares e para todos os maranhenses”, afirmou.

Mais serviços

Além do atendimento oftalmológico, a ação contou com consultas médicas, atendimentos odontológicos da clínica Sorrir e orientações com profissionais das áreas de fisioterapia e fonoaudióloga da Casa de Apoio Ninar.


Ao passar pelo atendimento odontológico e realizar a aplicação de flúor, Genilson Protassio Batista Filho, 27 anos, destacou a relevância da ação. “Eu estou gostando da ação e já conseguir até colocar flúor nos dentes”, disse.


Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o deputado federal Duarte Júnior destinou recurso de emenda parlamentar para a realização de consultas oftalmológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *