-->

A estrutura atenderá a empresas e comunidades de todos os municípios da Região do Munim

Na última quarta-feira (10/04), o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) inaugurou o Centro de Atendimento ao Trabalhador da Região do Munim. Instalada na cidade de Rosário, a nova estrutura oferta uma série de serviços de promoção da saúde e educação para os trabalhadores da indústria e comunidades que residem nos municípios que compreendem a região. A unidade, a 5ª no estado, foi inaugurada pelo presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez; pelo superintendente regional do SESI, Diogo Lima; e pelo vice-governador, Felipe Camarão; pela gerente do SESI de Rosário, Leidyane Coelho, e contou com a presença de vários prefeitos.

O prédio foi entregue no mês de aniversário da cidade de Rosário e é destinada à promoção da educação, da saúde e da cultura do trabalhador, sua família e da sociedade. São ofertados no local serviços odontológicos (consulta clínica, restaurações, exodontia, limpeza, raio-X) e serviços da clínica (consulta clínica e ocupacional, exames laboratoriais, audiometria, psicologia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria), além de atendimentos na área de esporte e lazer, biblioteca e educação para jovens e adultos (EJA). Para tanto, foram investidos R$ 10,5 milhões na construção do prédio e equipamentos.

DIVERSIFICAÇÃO INDUSTRIAL – A escolha do município de Rosário, distante 68 km da capital maranhense, é estratégica. O município é uma das 13 cidades que integram a Região Metropolitana de São Luís. Nas proximidades, em Bacabeira, está prevista a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), com projeto de implantação orçado em R$ 15 bilhões e que trará impactos para toda a economia do Maranhão. Um deles é gerar as condições para a diversificação das indústrias do estado em áreas como exploração de petróleo e gás natural, energias renováveis e no segmento aeroespacial. Como parte do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL), a nova unidade dará apoio a ações de educação e de saúde na região.

O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, lembrou ainda da importância de Rosário como entrada para o polo turístico dos Lençóis Maranhenses e disse que Rosário pega carona nas diversas oportunidades que vêm sendo criadas no Maranhão. “Esse é um novo momento em que recursos estão sendo atraídos para negócios de petróleo e gás, energia, logística, mineração, carnes e outros tantos produtos. Daí a necessidade de a cidade começar a despertar para esse breve futuro. E o SESI está sempre atento às demandas do mercado, posicionando a instituição para o futuro da indústria”, frisou.

Diogo Lima, superintendente regional do SESI, reforçou a ampliação do trabalho da instituição como suporte ao desenvolvimento industrial e social do Maranhão. “A instalação do Centro de Atendimento ao Trabalhador na Região do Munim é um grande avanço para a indústria local. A região é um dos polos cerâmicos do estado e há muitas pedreiras. Um CAT em uma posição avançada, dentro da Região Metropolitana de São Luís, nos permite ampliar significativamente os atendimentos e servir como suporte às indústrias que aqui estão instaladas e as que irão se instalar”, justificou.

REGIÃO METROPOLITANA – O prefeito de Morros, Paraíba, disse que o SESI faz um trabalho incansável na região e lembrou dos mais de 5 mil atendimentos realizados na área de saúde com uma equipe multiprofissional e unidades móveis durante o SESI Itinerante, além do laboratório de robótica instalado no município. “Eu só tenho gratidão por essa nova unidade, que tem muito a contribuir com toda a região”, sintetizou. O prefeito de Icatu, município que também integra a Região do Munim, lembrou que mesmo com a proximidade da capital maranhense, os gestores desses municípios encontram dificuldades. “Com essa unidade, vamos melhorar ainda mais a parceria que já temos com o SESI na área de saúde e quem ganha com isso é a população”, destacou o prefeito Walace Azevedo.

Lícia Calvet, que representou o prefeito de Rosário, Calvet Filho, na solenidade de inauguração do CAT, reiterou que o SESI tem uma grande representatividade em toda a região. “Com essa unidade aumentamos a nossa parceria com o SESI, que tem como marca um atendimento cuidadoso e humanizado”, disse a secretária de Educação e primeira-dama de Rosário.

No dia da inauguração, foram realizados atendimentos na unidade a pessoas como Josilda de Jesus dos Santos, que se surpreendeu com o tamanho e estrutura do CAT. “Estou muito feliz por ter a oportunidade de ter acesso a um bom dentista, oftalmologista e clínico geral sem precisar me deslocar para São Luís. Estou me sentindo muito importante”, disse a moradora de Rosário.

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, lembrou que é de fundamental importância os serviços que o SESI e SENAI realizam na região e que complementam ações do governo. “Nós só vamos transformar o Maranhão juntos”, disse Camarão, acrescentando que é necessário o engajamento de toda a sociedade em uma grande jornada de alfabetização de 640 mil maranhenses.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) funciona desde maio de 2018 em Rosário. O Serviço Social da Indústria (SESI-MA), que também já formou várias turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município, conta agora com uma estrutura própria e robusta, que agrega serviços de saúde aos de educação já desenvolvidos na região. Em todo o Maranhão, o SESI possui Centros de Atendimento ao Trabalhador nas cidades de Açailândia, Bacabal, Caxias e Imperatriz; seis escolas distribuídas pelo estado, além da Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi, Unidade de Saúde e Segurança no Trabalho (SESI Clínica) e unidades móveis (odontologia, oftalmologia, cultura, nutrição e alimentação, saúde ocupacional e robótica).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *