-->
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) participou da convocação promovida pela Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizada na última terça-feira (30), em conjunto com vários órgãos que realizam ações que impactam diretamente no combate à gripe aviária no Estado.

A reunião teve como objetivo padronizar as orientações, estratégias, protocolos e ações emergenciais de atendimento a possíveis ocorrências de casos suspeitos e confirmados de influenza aviária no Estado do Maranhão. O papel desempenhado pela AGED é focado na prevenção do vírus por meio de coleta de material e monitoramento das aves nas “granjas de corte” (local onde as aves ficam confinadas), educação sanitária e comunicação.

A AGED faz parte do grupo emergencial de prevenção e combate a influenza aviária formado pelo IBAMA juntamente com os órgãos: Superintendência de Agricultura e Pecuária do Maranhão (SFA-MA), Capitania dos Portos, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Vigilâncias Sanitárias municipais, Polícia Militar – Batalhão Ambiental, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Representando a Agência, participaram da reunião, a responsável pelo programa estadual de sanidade avícola, Daniela Póvoas, a coordenadora de defesa animal, Jucielly Oliveira e o coordenador da educação sanitária e comunicação, João Batista Filho. Vale ressaltar que o Estado do Maranhão não possui nenhum caso confirmado da doença. Atualmente, existem 15 regionais com 75 propriedades avícolas (de subsistência), mapeadas pela AGED e  Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *