-->

Por Dr. Thiago Cardoso Ferreira – Professor e Pró-Reitor de Planejamento e Administração da Uema

O compromisso da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) com a inovação tem refletido diretamente em transformações sociais. Esses efeitos são particularmente visíveis na gestão pública, por resultarem em uma maior conscientização social, aumento da criticidade dos cidadãos e um apelo por serviços públicos de qualidade que impactem positivamente a vida das pessoas.

Logo, aqueles com a missão de gerir unidades executoras da administração pública precisam focar em mecanismos legais e gerenciais, que ofereçam todos os recursos necessários para atender a essas diversas demandas. Isso inclui não apenas recursos materiais e financeiros, mas também o investimento em capital intelectual. É por meio de um planejamento estratégico eficaz que a Uema, e qualquer outra instituição, pode tomar decisões presentes que moldam o futuro.

Instrumentos legais como a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA) são essenciais para nortear o planejamento público e garantir que as ações governamentais e a implementação de políticas públicas sejam eficazes, mitigando desigualdades sociais e melhorando a qualidade de vida da população.

A Uema, mantida pelo Governo do Estado, tem se alinhado às iniciativas do poder executivo para promover a inovação na gestão pública. Por isso, o monitoramento contínuo e controles orçamentários que garantam sustentabilidade, tem sido uma prioridade na Instituição. A utilização de meios digitais, como dashboards para análise de dados, tem melhorado a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo de tomada de decisão.

O plano estratégico da Uema, detalhado no Plano de Desenvolvimento Institucional, e o monitoramento dos planos de gestão têm sido prioridades para garantir a execução dos diversos programas institucionais e a melhoria dos indicadores acadêmicos. Destacam-se programas como o Proetnos, que valoriza etnias indígenas e quilombolas; Profitec, que impulsiona a formação da juventude com cursos tecnólogos; o UemaNet, que promove a educação a distância, ampliando o acesso ao ensino superior; e o Ensinar, que capacita professores e promove a melhoria da qualidade da educação básica no Maranhão.

A Universidade também participa ativamente das ações governamentais. A presença nas Comissões de Orçamento Participativo tem sido decisiva para compreender e mapear as demandas da população de diversas regiões do Maranhão, relacionadas à implantação ou ampliação do ensino superior. Outro foco importante é o aprimoramento da Nova Lei de Licitações e a criação de regulamentos internos.

A implementação do Sistema Eletrônico de Processos, por iniciativa do chefe do poder executivo, melhorou significativamente a tramitação dos processos administrativos. Os diversos canais de comunicação com os alunos e a sociedade, bem como o diálogo constante com os entes governamentais, têm ajudado a Uema a avançar na gestão universitária. Embora ainda haja muito a ser feito, essas conquistas são, certamente, dignas de celebração e orgulho de ser Uema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *