-->

Neste sábado, 8, as Unidades Básicas de Saúde de São Luís estarão abertas para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar, em todo o país, pelo menos 95% do público-alvo, composto por cerca de 13 milhões de crianças com menos de cinco anos.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, destaca que embora o Brasil não tenha registrado casos de poliomielite nos últimos 35 anos, o vírus causador da doença ainda circula em outros países, tornando crucial o envolvimento de profissionais de saúde, pais e responsáveis na campanha em andamento.

Este ano, a mobilização ganha ainda mais importância por dois motivos. Primeiramente, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) alertou no ano passado que o Brasil está em alto risco para a reintrodução do poliovírus, causador da paralisia infantil.

Além disso, a partir do segundo semestre de 2024, as duas doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP) serão substituídas por uma dose da Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

A recomendação atual é de que as crianças recebam três doses da VIP no primeiro ano de vida, aos dois, quatro e seis meses, além de uma dose de reforço oral aos 15 meses e outra aos quatro anos.

Com essa mudança, as crianças que já tiverem completado as três primeiras doses precisarão apenas de uma dose de reforço aos 15 meses, eliminando a necessidade da segunda dose de reforço aos quatro anos. Essa transição visa aumentar a eficácia do esquema vacinal.

O público-alvo da campanha são crianças com menos de cinco anos.

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no São Luís Shopping, no horário das 8h às 17h e das 10h às 16h, respectivamente.

Os pais devem levar o cartão de vacinação e um documento oficial com foto das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *