-->

Com a chegada do inverno na última quinta-feira, 20, o Ministério da Saúde está reforçando a importância da vacinação contra a gripe para os moradores do Maranhão.

A campanha deste ano foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país, sendo recomendada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.

Até o momento, mais de um milhão de doses foram aplicadas no estado, contribuindo para um índice de vacinação de 79,03% do público-alvo em 2023.

O Ministério ressalta a necessidade de imunização para todos, especialmente para os grupos considerados prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, e pessoas em situação de rua.

As crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

A campanha de vacinação contra a gripe de 2024 teve início mais cedo nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com distribuição das vacinas para as Unidades Federativas e municípios desde o início de março, focando nos grupos prioritários.

A Região Norte, por ter iniciado a vacinação em novembro do ano anterior, não participa desta etapa da campanha.

A vacinação é recomendada como a melhor forma de proteção contra a gripe, estimulando a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza.

Aqueles que foram imunizados em anos anteriores devem receber a vacina atualizada, que é eficaz e protege contra as cepas atualizadas conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *