-->

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já beneficiou mais 58 mil pessoas com ações de consultas oftalmológicas em todo o estado. Nesta sexta-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou, na capital maranhense, o início das ações deste fim de semana que acontecem em São Luís, Imperatriz, Bacabal e Pinheiro. Estão previstos mais de 13 mil atendimentos entre consultas de triagem, prescrição de óculos, e encaminhamentos para cirurgias de catarata e pterígio.


Em São Luís, o secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, esteve no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação “Joãosinho Trinta” (NAAH/S), no bairro Cohab Anil, e no Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia, onde conversou com os pacientes triados para as consultas e acompanhou os atendimentos oftalmológicos. “Nossas equipes estão atuando com força máxima para atender a população maranhense e, para isso, o governador Carlos Brandão reforçou os atendimentos para otimizar os serviços e suprir as necessidades dos nossos pacientes”, disse o secretário Tiago Fernandes.

Os pacientes passam por atendimento de triagem, além de exame de refração a fim de ser verificado o grau de acuidade visual, ou seja, o quanto a pessoa consegue enxergar. Seguido da consulta com oftalmologista, e caso seja necessário, o encaminhamento para procedimento cirúrgico, ou a prescrição para escolha de novos óculos, sem custos para os usuários.

No atendimento no bairro Cohab Anil, o profissional autônomo, Samuel Mendes Pinheiro, de 51 anos, foi atendido na ação da gestão estadual. “Muito bom, porque nem todo mundo têm condições de pagar por serviços como esses, daí precisa correr atrás como pode. Então ter uma iniciativa como essa para a gente, e gratuita, é muito bacana mesmo”, afirmou.

O jovem Luís Fabrício de Assunção, de 11 anos, também recebeu atendimento e pode escolher os seus novos óculos. “Eu gostei bastante. Achei tudo muito rápido”, disse.

Ainda na capital, desta vez na Sala de Conferências do Rio Poty Hotel, localizado na Ponta d’Areia, Solange Lopes, de 61 anos, descobriu que além de novos óculos também precisava ser submetida a cirurgia de catarata. A paciente pode deixar o local com o agendamento da cirurgia. “É uma iniciativa louvável, até porque existem pessoas que realmente precisam e às vezes é muito difícil conseguir uma consulta, fazer os exames todos. Portanto, essa mobilização vem para beneficiar muita gente e fico contente porque alguém olhou para nós e que daqui para frente dê tudo certo para mim e os demais”, avaliou.

As ações executadas pela Secretaria de Estado da Saúde têm sido realizadas com o apoio de emendas parlamentares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *