-->

O jornalismo esportivo está de luto nesta quinta-feira, 16, com a perda de três grandes profissionais da comunicação: os narradores Silvio Luiz, aos 89 anos e Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho, aos 87 anos e o comentarista Antero Greco, aos 68 anos.

Silvio Luiz

Silvio Luiz era conhecido como um dos mais famosos narradores do Brasil, celebrizado por seus bordões clássicos como “olho no lanceeeee”, “pelo amor dos meus filhinhos” e “pelas barbas do profeta”.

O paulista descendente de espanhóis, iniciou sua trajetória profissional como ator nas novelas “Éramos Seis” e “Cela da Morte”, na TV Record, mesma emissora onde fez sua última transmissão.

Silvio se formou árbitro de futebol e se tornou repórter de campo aos 17 anos, pela emissora TV Paulista, em 1952, e passou a ser narrador na década de 70. Além de locutor, foi diretor de programação na TV Record e também passou por diversas emissoras como a Rádio Bandeirantes, Rádio Record, TV Excelsior, SBT, RedeTV! e Band.

Antero Greco

O comentarista Antero Greco, que também se despediu hoje, foi destaque no mundo esportivo, especialmente em coberturas jornalísticas, onde sua voz e análises eram reconhecidas e apreciadas.

Filho de imigrantes italianos, Greco formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e começou a carreira em 1974, como revisor do jornal O Estado de S. Paulo.

Em 1994, começou a trabalhar na ESPN, onde participou da criação do programa Futebol no Mundo e compôs a primeira equipe de transmissão do canal.

Além da ESPN e do Estadão, Antero Greco também teve passagens marcantes das redações do SBT, Folha de S. Paulo, Band e Diário Popular, além do extinto jornal Popular da Tarde.

Na Band, participava das transmissões de jogos do Campeonato Italiano como comentarista. À época, Antero era um dos maiores especialistas do futebol da Itália no Brasil.

O jornalista ainda cobriu, in loco, as Copas do Mundo de 1982, 1986, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

Washington Rodrigues, o ‘Apolinho’

Outro grande comunicador que partiu nas últimas horas foi Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho.

Criador de expressões inesquecíveis, como “tomar um chocolate” para definir goleadas e “acaba de chegar São Judas Tadeu” no gol do Petkovic em 2001, um momento icônico na história do Flamengo onde foi treinador, Apolinho iniciou sua carreira como bancário e jogador de futebol de salão antes de se tornar um comunicador na Rádio Guanabara. Passou também pelas rádios Globo e Nacional, formando dupla com José Carlos Araújo, o Garotinho.

Na Super Rádio Tupi, onde ficou longos anos, Washington apresentou o popular “Show do Apolinho”. Ele deixa um grande legado e entra na história do rádio com mais de 60 anos de atividade.

One thought on “Jornalismo brasileiro perde três profissionais em menos de 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *