-->

Nesta quarta-feira, 29, militares sul-coreanos divulgaram que a Coreia do Norte enviou aproximadamente 150 balões para a Coreia do Sul, transportando fezes e lixo.

Um alerta foi emitido para os residentes das regiões fronteiriças.

Os balões foram avistados sobrevoando o território sul-coreano na noite de terça-feira, 28, com alguns deles chegando até uma província no sudoeste do país.

As imagens divulgadas pela imprensa sul-coreana mostram balões brancos ligados a sacos plásticos contendo lixo, incluindo garrafas de plástico, baterias, peças de calçado e fezes.

As autoridades sul-coreanas acreditam que esse envio de balões seja uma retaliação a uma ação semelhante realizada por ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos.

Nos últimos anos, críticos ao regime de Kim Jong-un têm enviado balões para a Coreia do Norte contendo panfletos com críticas ao governo norte-coreano, juntamente com cartões de memória contendo músicas de K-pop.

Apesar das críticas, a Coreia do Sul desencorajou os ativistas a continuarem com essa prática, argumentando que tais ações não contribuem para a paz na região.

Uma lei que proibia o lançamento de balões foi aprovada em 2021, mas foi posteriormente anulada pela Suprema Corte sul-coreana com base no princípio da liberdade de expressão.

Segundo relatos da agência sul-coreana Yonhap, a Coreia do Norte havia ameaçado retaliar contra as “coisas sujas” enviadas da Coreia do Sul com uma “ação olho por olho”.

Diante dessa suposta resposta norte-coreana, as autoridades sul-coreanas instaram os moradores a não se aproximarem dos balões enviados pelo Norte e a relatarem a presença deles à polícia.

Os militares da Coreia do Sul condenaram fortemente a atitude do Norte, classificando-a como “desumana” e “vulgar”, e destacaram que tais ações violam o direito internacional e representam uma séria ameaça à segurança do povo sul-coreano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *