-->

Na próxima terça-feira, 17, será lançada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, às 14h, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exploração de Petróleo da Margem Equatorial do Brasil, de iniciativa do deputado federal maranhense, Pedro Lucas Fernandes, com suporte técnico e científico do presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe Barros, ex-presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

 

Com respaldo científico de professor universitário e o aval total do governador Carlos Brandão, Dualibe tem feito exposições, em todo o território nacional, em defesa veemente da exploração de petróleo de gás da região, que compreende o litoral do Amapá até o Rio Grande do Norte.

O Maranhão possui duas, das cinco bacias existentes na Margem Equatorial, a Bacia Pará-Maranhão e a Bacia de Barreirinhas. Estudos e estimativas apontam que a Bacia do Pará-Maranhão tem potencial para 20 a 30 bilhões de barris de petróleo, podendo gerar, em 30 anos, R$ 14 bilhões de reais.

O presidente da Gasmar defende agenda nacional e debates científicos e sociais para discutir a exploração da Margem Equatorial e combater as ilações sobre riscos ambientais.

Na semana passada, ele conseguiu junto à ANP que seja ministrado um curso para credenciamento de laboratórios das universidades maranhenses, UFMA, UEMA e o IFMA, com objetivo de aprofundar as investigações e pleitear recursos da Petrobras para projetos acadêmicos.

“A criação de uma Frente Parlamentar da Bancada Federal maranhense está amparada na defesa de uma causa que é econômica, mas sobretudo, social e científica, a partir das projeções de crescimento do PIB, das possibilidades de emprego, industrialização e desenvolvimento das regiões com os mais perversos indicadores de pobreza do país”, declara Allan Kardec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *