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Líder no escoamento de grãos no Arco Norte do país, o Porto do Itaqui bateu, em 2022, a marca de 18 milhões de toneladas de milho, soja e farelo movimentados, considerando as operações do Tegram e da VLI. No total, passaram pelo porto público do Maranhão quase 34 milhões de toneladas de cargas no ano passado, o que representa um crescimento de 8% em relação ao volume movimentado em 2021.

Localizado estrategicamente próximo aos principais mercados mundiais, o Porto do Itaqui possui moderna infraestrutura para movimentar graneis sólidos vegetais e minerais, líquidos, cargas gerais e contêineres. E está conectado ao restante do país pela Estrada de Ferro Carajás e Transnordestina, além de uma ligação indireta com a Ferrovia Norte-Sul, que alcança a Estada de Ferro Carajás em Açailândia (MA).

Pelo modal rodoviário a rota é pelas BRs 135 e 222.

A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Itaqui, vem preparando o porto para atender às crescentes demandas do mercado, tanto no escoamento de grãos quanto na infraestrutura para movimentação e armazenamento de combustíveis, fertilizantes e demais cargas.

Os investimentos em infraestrutura no Porto do Itaqui somam R$ 2 bilhões, entre recursos públicos e privados aplicados de janeiro de 2019 até o momento. Em 2022, a EMAP lançou um plano de investimentos no valor de mais de R$ 500 milhões em um conjunto de obras que visam elevar a capacidade de movimentação de cargas do porto para além de 40 milhões de toneladas/ano até 2025. Há, ainda, previsão de mais de R$
4 bilhões em recursos da iniciativa privada para dar continuidade à expansão portuária.

Para saber mais sobre as atividades, história, conexões, notícias e como atua cada setor da Autoridade Portuária do Itaqui, visite o site www.portodoitaqui.ma.gov.br. Lá também é possível acompanhar em tempo real a movimentação de navios.