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POR LOURIVAL BOGÉA

É com imensa tristeza que todos nós, maranhenses, recebemos e lamentamos a notícia, prestes a ser divulgada, da saída do administrador de empresas Ted Lago do comando da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP/Porto do Itaqui).

Para que os leitores tenham ideia do crescimento do estado com a gestão de Ted Lago na EMAP, o Jornal Pequeno, por meio do site O INFORMANTE, fez um levantamento da transformação do Porto do Itaqui desde o fim do ano de 2014, quando Flávio Dino (governador) e Carlos Brandão (vice-governador) assumiram o Palácio dos Leões, até aqui.

Com sucessivos recordes, ano após ano, sob o comando de Ted Lago, o Porto do Itaqui quebrou marcas de movimentação de cargas, passando o Maranhão de 18 milhões de toneladas, em 2014, para 33,6 milhões de toneladas em 2023: um crescimento na movimentação geral, entre 2021 e 2022, de 8%.

Os granéis sólidos foram o grande destaque do ano, com 23 milhões de toneladas movimentadas, o que representou uma alta de 19% em relação ao ano passado e 11% acima do planejado pela EMAP. Dentre os granéis sólidos, a soja e o milho tiveram a maior movimentação anual da história do porto público do Maranhão, com 11,2 milhões de toneladas e 6,6 milhões de toneladas, respectivamente. A exportação de celulose produzida pela fábrica da Suzano no Maranhão também superou a marca histórica, com 1,705 milhão de toneladas.

Esses números demonstram a manutenção da curva de crescimento do porto público do Maranhão e reafirmaram o seu papel como hub regional e nacional em uma série de cargas. Os resultados de 2022 refletem um grande trabalho da equipe EMAP e de toda a comunidade portuária em suas diversas cadeias produtivas, bem como nos investimentos tanto com recursos da autoridade portuária quanto da iniciativa privada.

Investimentos – Uma gestão profissional e focada em resultados, implantada a partir de 2015, trouxe credibilidade junto ao mercado favorecendo a atração de investimentos privados. Já no primeiro ano, a empresa alcançou 68 milhões de reais de lucro líquido, quando a previsão orçamentária da gestão anterior para 2015 era de 300 mil reais. De lá para cá, esses resultados expressivos se mantiveram e ampliaram. Em 2022, a empresa registrou EBITDA de 190 milhões de reais e com lucro líquido de 105 milhões de reais, comprovando na pratica que a empresa pública pode ser eficiente e rentável.

A gestão da EMAP concentrou esforços para atingir os melhores resultados por meio de investimentos em infraestrutura e tecnologia. Dentre as principais iniciativas, obras estruturais e de expansão, capacitação das equipes, modernização de processos e o fortalecimento do programa de inovação.

Os números positivos, que vêm em uma sequência de superação de marcas históricas nos últimos oito anos, foram fruto da capacidade da EMAP em combinar investimentos próprios na expansão da infraestrutura do porto com a atração de investimentos privados, o que gera emprego, renda e desenvolvimento para o Maranhão

Os investimentos em infraestrutura no Porto do Itaqui somaram R$ 2 bilhões, entre recursos públicos e privados aplicados de janeiro de 2019 até o momento. Em 2022, a EMAP lançou um plano de investimentos no valor de mais de R$ 500 milhões em um conjunto de obras que visaram à elevação a capacidade de movimentação de cargas do porto para além de 40 milhões de toneladas/ano até 2025. Dentre as principais obras e realizações destacaram-se:

 

INVESTIMENTOS PRIVADOS

∙ 4 novos terminais de combustíveis

∙ Expansão da tancagem

∙ Construção do Berço 99 (carga geral)

∙ 1a e 2ª fase do TEGRAM

∙ Implantação do Berço 108 (graneis líquidos)

∙ Construção do Terminal de Celulose

∙ Construção do terminal de Fertilizantes

∙ Construção de novo ramal ferroviário

INVESTIMENTOS RECURSOS PRÓPRIOS

∙ Recuperação estrutural dos berços 101, 102, 103 e 106

∙ Reforma e Ampliação do Terminal de Ponta da Espera

∙ Construção do Cais de São José de Ribamar

∙ Construção do Novo Terminal de Cujupe

∙ Construção da Base de Emergência da Ponta da Espera

∙ Dragagem de aprofundamento

∙ Construção de um novo pátio de cargas

∙ Construção do Novo Centro de Controle Operacional – CCO

∙ Construção do Novo Centro de Controle e Comunicação – CCOM

∙ Novo sistema de Iluminação da Área Primaria – Modernização e novas subestações ∙ Revitalização das Vias do porto

∙ Posto de Saúde do Cujupe

∙ Sistema de Combate a Incêndio

∙ Instalação da Unidade do Corpo de Bombeiros no Porto

∙ Brigada de Incêndio

∙ Compra de Caminhão AHQ – auto hidro químico – para combate a incêndio ∙ Sala Segura

∙ Novas portarias de acesso

∙ Novas balanças

∙ Revitalização do sistema de esgotamento sanitário e drenagem pluvial ∙ Bases de prontidão ambiental

∙ Vagão da Inovação e Laboratório de Inovação

∙ Modernização dos berços de atracação de navios

∙ Alargamento das Rampas dos Terminais de Ferryboat

Programa de Inovação – Ted Lago criou, ainda, o Programa Porto do Futuro, com abrangência dos setores portuário, marítimo e logístico, envolvendo atuais e futuras cargas movimentadas pelo porto público e suas respectivas cadeias produtivas. Foram 40 milhões de reais investidos em pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio de iniciativas como: programa de residência portuária, concessão de bolsas de mestrado e doutorado, premiação de trabalhos acadêmicos e jornalísticos, intercâmbio profissional e fomento ao ecossistema local de inovação. Todas as ações previstas são acessadas via editais públicos e precisam estar alinhadas com os eixos temáticos do programa que são: operações portuárias, meio ambiente, relação porto cidade, desenvolvimento socioeconômico sustentável, desenvolvimento tecnológico e gestão pública portuária. O objetivo de Lago foi transformar o Maranhão em um hub de conhecimento no setor portuário, formar mão de obra especializada para o complexo portuário e atender demandas do Itaqui,

Prêmios e reconhecimento – Com certificações que atestam excelência na gestão da Qualidade (ISO 9001), do Meio Ambiente (ISO 14001), da Segurança da Informação (ISO 27001) e da Segurança e Saúde Ocupacional (ISO  45001), o Itaqui foi reconhecido com o primeiro lugar no Prêmio CIDESPORT de Porto Público com Maior Número de Certificações ISO, à frente dos portos de Suape (PE) e São Francisco do  Sul (SC).

O Porto do Itaqui recebeu outras premiações ao longo do ano e dentre as mais importantes está o Prêmio de Excelência da Indústria Portuária em 2022, na categoria Desenvolvimento de Infraestrutura Portuária, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

No Prêmio Portos + Brasil, concedido pelo Ministério da Infraestrutura, a gestão do Porto do Itaqui foi reconhecida em quatro categorias: 1º lugar em Execução de Investimentos Planejados; 1º lugar em Variação do lucro operacional Ebtida; 1º lugar no Ranking do Índice da Gestão das  Autoridades Portuárias e 2º lugar Crescimento da Movimentação de Cargas dos Portos Públicos.

Além desses, recebeu, em 2022, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checcia – Categoria Setor Público e o Prêmio Valoriza Mulher, do Tribunal de Justiça do Maranhão, que reconhece organizações que atuam no combate à violência contra a mulher.

Independentemente de quem venha a assumir o comando do Porto do Itaqui, é lamentável que uma gestão com tamanha eficiência, com tantos benefícios conquistados para o Maranhão, seja interrompida de forma tão abrupta.