-->

O candidato Edvan Brandão (PSC), que teve o apoio do senador João Alberto e do deputado estadual Roberto Costa (MDB), já é considerado eleito prefeito de Bacabal, vencendo a eleição contra César Brito (PPS), apoiado pelo ex-prefeito Zé Vieira e pelo deputado estadual reeleito Carlinhos Florêncio (PCdoB). A apuração se aproxima do final e a diferença, difícil de ser superada, está perto de mil votos a favor de Brandão.

Concorreram ainda Giselle Veloso (PR), que recebeu estímulos do deputado estadual e deputado federal eleito Josimar de Maranhãozinho, que comanda o PR no estado; Luizinho Padeiro (PSB) e Professor Maninho do PRB, partido comandado no Maranhão pelo deputado federal reeleito Cléber Verde.

A corrida pela Prefeitura de Bacabal foi iniciada nas eleições municipais de 2016, tendo o ex-prefeito Zé Vieira vencido o pleito com 20.671 votos contra 18.330 do deputado Roberto Costa, que ficou em segundo lugar. Ocorre que Zé Vieira teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral sob a alegação de que ele é inelegível por integrar a lista dos políticos ficha suja do Maranhão.

Depois de uma intensa disputa judicial, o prefeito teve finalmente seus votos anulados e perdeu o cargo, levando a Justiça Eleitoral a marcar a eleição para o segundo turno das eleições gerais, no dia 28 de outubro. Com a cassação da sua chapa, Bacabal ficou sem prefeito nem vice-prefeito, levando o então presidente da Câmara Municipal Edvan Brandão a assumir o cargo até a eleição do novo prefeito, que acontecerá neste domingo.