-->

Morreu nesta quarta-feira (15), um dos maiores comunicadores do esporte brasileiro, Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho, aos 87 anos. A Super Rádio Tupi, onde Apolinho trabalhou desde 1999, confirmou a informação.

Durante a transmissão do jogo entre Flamengo e Bolívar pela Libertadores, o locutor Luiz Penido anunciou, emocionado, o falecimento de Apolinho. “Para tudo, para o jogo, 4 a 0 para o Flamengo. Quero pedir desculpas aos ouvintes pela minha emoção. Hoje, 15 de maio de 2024, acaba de falecer Washington Rodrigues, o Apolinho, supremo ídolo, depois de uma vida tão brilhante“, disse Penido, aos prantos.

Apolinho estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, onde fazia tratamento contra um câncer.

Em sua carreira de décadas, Apolinho moldou a forma como o futebol é narrado e comentado no Brasil, criando expressões inesquecíveis, como “tomar um chocolate” para definir goleadas. Ele também ficou famoso pelo aviso “acaba de chegar São Judas Tadeu” no gol do Petkovic em 2001, um momento icônico na história do Flamengo.

O Flamengo, onde Apolinho foi treinador no centenário do clube e posteriormente diretor técnico, emitiu uma nota em sua homenagem, destacando seu carisma, imparcialidade e paixão pelo futebol. “Ele nos deixou em uma noite em que o Flamengo venceu com chocolate – expressão inventada por ele para definir goleadas”, completou a nota.

Nascido no Rio de Janeiro, Apolinho desde jovem demonstrava seu amor pelo futebol, organizando saídas escolares para frequentar o recém-inaugurado Maracanã. Ele iniciou sua carreira como bancário e jogador de futebol de salão antes de se tornar um comunicador na Rádio Guanabara. Passou também pelas rádios Globo e Nacional, formando dupla com José Carlos Araújo, o Garotinho.

Na Super Rádio Tupi, Apolinho apresentou o popular “Show do Apolinho” e trabalhou com Luiz Penido, que nesta quarta-feira relembrou emocionado o amigo. “Ele parte deixando um legado, entrando na história do rádio nesses mais de 60 anos de atividade. A dor é muito profunda, Apolinho”, disse Penido. “Ele morreu com o Flamengo em vantagem. Ele morreu com o Flamengo ganhando o jogo e se classificando. Parte para a vida eterna”.

José Carlos Araújo, o Garotinho, lamentou a perda do grande parceiro e amigo. “Não existe palavra para expressar o tamanho do vazio que fica com a sua despedida”, disse.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também divulgou uma nota, chamando Apolinho de lenda da comunicação brasileira e prestando solidariedade aos familiares e fãs. “Neste momento de dor, a CBF presta solidariedade aos familiares e fãs pela partida deste grande jornalista e apaixonado pelo futebol”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *