-->

Para celebrar o aniversário de São Luís, que nesta sexta-feira, 8, chegou aos 411 anos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), reuniu amantes da corrida em um dos principais cartões postais da cidade, a Avenida Litorânea, para realizar a primeira Meia Maratona Internacional SLZ 411.

Primeira largada da meia maratona aconteceu ainda na madrugada (Fotos: Secom)

A competição contou com 2.500 pessoas inscritas para os cinco percursos, reunindo atletas profissionais de todo o Brasil, e até mesmo internacionais, além dos corredores amadores. Os vencedores receberam premiação no valor de até R$ 7 mil.

Os competidores disputaram as provas de 21 quilômetros, 10 quilômetros e 5 quilômetros. Foi realizada, ainda, a modalidade 5 quilômetros para pessoas com deficiência e 600 metros kids para a criançada.

“Em comemoração aos 411 anos de São Luís, nós realizamos esta Meia Maratona Internacional, com a participação de atletas de vários estados, de vários municípios e atletas internacionais que vieram do Quênia. Essa corrida valoriza nossa cidade, prestigia o atleta e promove a integração. Vamos levar essa competição para outras cidades do estado, incentivando o esporte”, declarou o governador Carlos Brandão.

Governador Carlos Brandão ressaltou que a meia maratona é mais uma ação de incentivo ao esporte maranhense (Fotos: Secom)

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, disse que a meia maratona foi uma forma de valorizar a cidade e os praticantes do esporte. “São Luís tem um grande público de corredores. O que faltava era organizar uma competição desse porte para reunir os esportistas, e é o que estamos fazendo hoje. Participantes de todos os estados do Brasil toparam o nosso desafio e vieram competir e parabenizar nossa cidade”, informou.

A concentração começou às 4h30 na Praça dos Pescadores. E, apesar de bem cedo, os participantes estavam empolgados. “São Luís estava precisando desse tipo de iniciativa. Fiquei feliz pela organização e fiz questão de participar. Espero que seja um evento que entre para o calendário esportivo da cidade”, disse o competidor Gileno Oliveira.

Entre os competidores, havia também quem adotou a corrida para cuidar da saúde. “Eu e minha esposa começamos a praticar corrida como forma de cuidar da saúde, e nos fascinamos pelo esporte. E, hoje, nós estamos comemorando o aniversário de São Luís, confraternizando e praticando esporte. Não tinha como ser melhor”, contou Nestor Xavier.

A competição reuniu maranhenses de diversas cidades do estado. “Faço parte de um grupo de corrida em Balsas, e nós viemos participar da competição para prestigiar o evento. A população precisa de incentivo para praticar atividade física, então, é importante apoiar esse tipo de iniciativa”, comentou Elcidânia Amorim.

E, claro, não poderiam faltar corredores profissionais, como Ronaldo da Costa, que entre outras competições já venceu a Corrida São Silvestre, participou dos Jogos Pan-Americanos e é recordista brasileiro da Maratona de Berlim, na Alemanha.  “Eu estou muito feliz por estar em São Luís para este grande evento e por ver tanta gente participando. Corrida também é saúde e qualidade de vida, e a gente precisa incentivar a prática do esporte”, afirmou.

Também participaram da competição o medalhista olímpico José Carlos Moreira, mais conhecido como ‘Codó’, e os atletas internacionais, Emily Chebet e Moses Kiprop.

Joilson Bernardo da Silva levou o primeiro lugar geral masculino na modalidade 21 quilômetros (Fotos: Secom)

Joilson Bernardo da Silva levou o primeiro lugar geral masculino na modalidade 21 quilômetros. Completaram o pódio Adelson Alves Rodrigues, Noel dos Reis Alves, Josimar da Conceição Silva e Kleiton da Silva Sousa, respectivamente.

Queniana Emily Chebet levou o primeiro lugar geral feminino 21 quilômetros (Fotos: Secom)

Já no feminino 21 quilômetros quem levou o primeiro lugar foi a queniana Emily Chebet. Aline Prudencio de Freitas, Anastasia Rocha Pereira, Dilma Raimunda Braga Cantanhede e Fernanda Pereira da Silva ocuparam as demais posições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *