-->

O Dia dos Namorados, comemorado na próxima quarta-feira, 12 de junho, deverá movimentar R$ 2,59 bilhões em volumes de vendas, de acordo com cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa representa um aumento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mulher abraçando o homem depois de receber o buquê

Segundo a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, utilizando os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses até abril de 2024 (o acumulado geral foi de 3,69%), é possível observar como os preços de itens populares variaram em todo o Brasil, ajudando os consumidores planejarem suas compras e passeios para o Dia dos Namorados de 2024.
“Enquanto alguns itens, como chocolates, perfumes e atividades culturais, apresentaram aumentos significativos, outras categorias, como pacotes turísticos, ofereceram oportunidades de economia”, afirma Nadja.
Em São Paulo, as variações foram mais extremas, com alguns produtos e serviços se tornando mais caros e outros mais baratos, o que destaca a importância de comparar preços e considerar alternativas ao planejar a celebração.
Presentes Populares no Brasil

  • Chocolate em Barra e Bombom: Aumento de 5,05%
  • Vinho: Aumento de 1,75%
  • Joias: Aumento de 2,63%
  • Perfume: Aumento de 3,41%

Os chocolates, um presente clássico, tiveram um aumento de preço superior ao IPCA geral, refletindo um crescimento mais significativo. Os vinhos também ficaram um pouco mais caros, mas o aumento foi menor que o IPCA. As joias seguiram a mesma tendência, com um aumento leve, e os perfumes apresentaram uma variação um pouco acima da média nacional de inflação.
Passeios e Experiências no Brasil

  • Cinema, Teatro e Concertos: Aumento de 5,27%
  • Pacote Turístico: Redução de -2,47%

Atividades culturais, como ir ao cinema, teatro ou concertos, tiveram um aumento nos preços mais acentuado do que o IPCA geral. Por outro lado, os pacotes turísticos ficaram mais baratos, oferecendo uma opção mais econômica para os casais que desejam viajar.
Acessórios de Moda no Brasil

  • Bolsa: Aumento de 2,87%
  • Tênis: Aumento de 5,39%

Os preços das bolsas e tênis aumentaram, com os tênis apresentando um crescimento mais alto que o IPCA geral, enquanto as bolsas tiveram um aumento mais moderado.
Roupas no Brasil

  • Roupa Masculina: Aumento de 3,27%
  • Roupa Feminina: Aumento de 1,50%

As roupas masculinas e femininas tiveram aumentos menores que o IPCA geral, com destaque para a roupa feminina, que apresentou um incremento bastante baixo.
Preços em São Paul0 – Quando se trata da região metropolitana de São Paulo, as variações de preço apresentaram algumas diferenças em relação à média nacional:

  • Chocolate em Barra e Bombom: Aumento de 6,80%
  • Vinho: Aumento de 2,68%
  • Joias: Redução de -0,85%
  • Perfume: Aumento de 8,93%
  • Cinema, Teatro e Concertos: Aumento de 5,01%
  • Pacote Turístico: Redução de -4,51%
  • Bolsa: Aumento de 7,85%
  • Tênis: Aumento de 7,85%
  • Roupa Masculina: Redução de -1,93%
  • Roupa Feminina: Redução de -0,46%

Em São Paulo, o aumento dos preços foi mais acentuado em várias categorias, especialmente para chocolates e perfumes, que subiram bem acima do IPCA geral. Por outro lado, houve reduções notáveis no preço das joias e roupas masculinas e femininas, tornando-as opções mais acessíveis. Atividades culturais tiveram um aumento alinhado com a média nacional, enquanto pacotes turísticos ficaram ainda mais baratos na região.
A especialista: Nadja Heiderich é Doutora em Ciências (Economia Aplicada) na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Ciências Econômicas pela FECAP (2008). É professora no Centro Universitário FECAP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, modelagem matemática, logística, agronegócio.

Sobre a FECAP  – A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres. Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *