-->

Pela primeira vez em quase três décadas, o Senado brasileiro testemunha a indicação de um de seus membros para o Supremo Tribunal Federal (STF). O senador licenciado Flávio Dino (PSB), eleito pelo Maranhão com uma expressiva votação de mais de 2 milhões de votos, foi escolhido pelo presidente da República para ocupar a cadeira de ministro da Justiça e Segurança Pública.

A última vez que um senador foi indicado ao STF remonta a 1994, quando Maurício Corrêa, representando o Distrito Federal, recebeu a nomeação do então presidente Itamar Franco. Flávio Dino enfrentará a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em 13 de dezembro, marcando um momento de grande importância em sua trajetória política.

A votação, realizada de maneira secreta, também atraiu a oposição, com o partido Novo lançando um abaixo-assinado contra a indicação. O formulário online já acumula mais de 414 mil apoios. Além da CCJ, a confirmação no Plenário exige uma maioria significativa.

Em sua busca por apoio, Dino já percorreu 11 gabinetes desde 29 de novembro, ele busca conquistar os necessários 41 votos no plenário para a aprovação de sua indicação ao STF. O cenário político vem se preparando, enquanto o Senado se prepara para decidir sobre a representatividade de um senador na mais alta instância jurídica do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *