-->

O deputado Cláudio Cunha (PL) levantou questionamentos sobre os critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para classificar os municípios maranhenses como os mais pobres do Brasil. O parlamentar referiu-se aos 40 municípios incluídos pelo IBGE na situação de extrema pobreza.

Deputado Cláudio Cunha fez questionamento na sessão plenária desta terça-feira

Cláudio Cunha destacou alguns exemplos, como Matões do Norte, Santo Amaro, Primeira Cruz e Araguanã, que, segundo ele, possuem características que indicariam um Produto Interno Bruto (PIB) maior do que o apresentado pelos dados do IBGE. Ele questionou como esses municípios podem estar na linha da pobreza, mencionando inclusive o caso de São Bento, que recentemente recebeu estudos para implantação de uma agência da Caixa Econômica Federal.

O deputado solicitou que a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa convide a equipe técnica do IBGE para prestar esclarecimentos sobre esses dados, especialmente considerando os investimentos significativos que muitos dos municípios maranhenses têm recebido.

Cunha mencionou o caso específico de Alcântara, destacando os investimentos milionários realizados pelos americanos na Base de Alcântara. Ele questionou como um município que recebeu tantos recursos pode estar classificado como o mais pobre do Brasil. O deputado ressaltou a importância de obter esclarecimentos sobre essa situação para evitar constrangimentos nacionais, afirmando que, caso o IBGE prove que esses 40 municípios são realmente pobres, ele aceitará essa realidade junto com a sociedade maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *