-->

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa Ensinar de Formação de Professores, premiou os alunos do Curso de Química Licenciatura com as melhores médias no ano de 2023. O momento aconteceu em alusão do Dia do Químico, comemorado em 18 de junho.


Foram premiados alunos dos polos Brejo, Colinas, Itapecuru Mirim, Pastos Bons e Viana. Os acadêmicos dos polos Governador Nunes Freire, Santa Luzia e Turiaçu, por terem iniciado as atividades este ano, não participaram da premiação, mas receberam livros e já estão se preparando para a edição de 2025.

Na ocasião, ainda aconteceu a palestra “A História de um Profissional da Química: Percalços e Avanços”, ministrada pelo diretor do Curso de Química, professor doutor Adilson Luís Pereira Silva.

A coordenadora geral do Programa Ensinar, professora doutora Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, parabenizou a participação de todos na segunda edição do evento. Segundo ela, a importância da premiação está no debate e nas reflexões que provoca nos alunos sobre o ofício de ensinar química. “Uma responsabilidade muito grande, porque é o professor que vai fazer com que o aluno do ensino fundamental, os anos finais e ensino médio conheçam e se apaixonem pela área de química. Por isso, ficamos muito felizes por essas iniciativas”, disse.

De acordo com o diretor do Curso de Química, professor Adilson Luís, o evento proporciona a congregação dos professores, dos estudantes, dos coordenadores de polo e toda a comunidade acadêmica do curso nos 8 polos.

“Esta premiação, apesar de ser individual, reflete a coletividade de cada polo, conforme as falas dos próprios premiados, ou seja, o nosso evento anual promove, ainda, um incentivo aos acadêmicos para manutenção do foco nos estudos, diminuindo, por exemplo, as desistências e a evasão. Com isso, iremos conduzir os nossos estudantes a uma formação sólida, significativa e cidadã. A direção do curso e a coordenação geral estão felizes com o resultado obtido. Que venham mais eventos”, destacou ele.

Para a coordenadora do Polo Brejo, Joiziane Martins Nascimento, o evento é de grande importância para os acadêmicos. “A premiação é um grande feito, pois reconhece e valoriza o esforço e as conquistas dos estudantes que se dedicam à formação na área de química. Essa premiação é uma oportunidade para destacar os talentos emergentes e incentivar a excelência acadêmica, motivando os alunos a continuarem seus estudos”, disse.

“Estamos orgulhosos de participar novamente deste evento significativo e ansiosos para celebrar as realizações de nossos alunos, além de contribuir para o crescimento e reconhecimento da química em nossa comunidade”, completou Joiziane.

Segundo a coordenadora do Polo Viana, Leila Maria Correa Cidreira Cutrim, a premiação é um momento muito esperado pelos acadêmicos. “Os alunos ficam na expectativa para saber suas colocações. A Direção de Química, juntamente com a Coordenação de Polo, visam fortalecer a integralidade de toda a comunidade acadêmica”.

Os alunos se sentiram valorizados e incentivados e frisaram a importância da premiação para o desenvolvimento acadêmico. “Como acadêmica, fico muito feliz pela universidade reconhecer os esforços dos estudantes. Agradeço a toda a coordenação do curso, diretores e professores que estão sempre conosco nos ajudando e incentivando a nossa jornada acadêmica. São momentos como estes que nos incentivam a continuar dando nosso melhor a cada dia”, realçou a aluna do Polo Colinas, Débora Virgínia Sousa Lopes.

Para a aluna Gneci Silva, do Polo Brejo, o evento em alusão ao Dia do Químico tem se tornado um momento especial e muito esperado pelos acadêmicos de Química. Ela parabenizou a Uema e o Programa Ensinar por oportunizar um momento de celebração com todos os colegas.

“O reconhecimento de esforços, dedicação e compromisso com o processo de ensino e aprendizagem nos deixam ainda mais comprometidos com nossos estudos. Não sabemos tudo, tão pouco somos os melhores, mas estamos aqui na batalha, dia após dia, em busca de melhorias e bons resultados. O evento é um momento destaque para todos os graduandos em química, em que a soma de saberes e o desejo de conquistas nos fazem acreditar que sempre é possível”, afirmou a aluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *