-->
A festança vai contar com a apresentação de grupos tradicionais do estado
O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) realiza nesta sexta-feira (21/06), a partir das 18h, no SESI Araçagi, o seu tradicional São João com uma programação que é a expressão da cultura junina do Maranhão.
Ao som de matracas, pandeirões e instrumentos de sopro, o público vai poder desfrutar de apresentações de grupos de bumba-meu-boi de vários sotaques, cacuriá, dança portuguesa e forró pé-de-serra em dois palcos com programação simultânea. No arraial estão algumas das mais expressivas brincadeiras juninas do Maranhão: Bumba-meu-boi de Axixá, Santa Fé, São Miguel do Rosário, Morros, Maracanã, Boi Barrica e Cacuriá de Dona Teté, além da banda Filtro de Barro, da dança portuguesa Vira Lusitanos e do Forró do Tonyyy.
Na edição deste ano do São João do SESI estão sendo aguardadas mais de seis mil pessoas. E como a festa é pensada para a diversão de toda a família, a criançada terá um Espaço Kids com brinquedos infláveis gratuitos. Foram montados dois palcos, um principal e outro no caminhão da Cultura, com programação simultânea; serão duas praças de alimentação com pratos típicos e lanches diversos, além de três telões para que o público acompanhe a programação com mais comodidade.
Ana Carolina Bandeira, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria, ressaltou que além de trabalhar com saúde e educação, o SESI tem buscado fomentar a cultura no Maranhão. “E no São João temos a oportunidade de reunir algumas das brincadeiras que são a expressão da beleza, da riqueza e da essência da nossa cultura popular”, frisou, acrescentando que no São João do SESI o maranhense se identifica e o turista tem a oportunidade de conhecer melhor o que é produzido pelos artistas locais.
TRADIÇÃO – O Bumba-Meu-Boi de Maracanã, por exemplo, é mais que um grupo folclórico. É um símbolo de resistência e identidade cultural, que mantém viva a herança dos antepassados e fortalece os laços comunitários no bairro da zona rural de São Luís que empresta o seu nome a essa manifestação artística. Já o Bumba-Meu-Boi de São Miguel, do município de Rosário, não apenas preserva uma tradição, mas também a reinventa, oferecendo uma experiência única e inesquecível em suas apresentações. Por sua vez, o Bumba-Meu-Boi de Axixá, que foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019, é um símbolo da paixão pela tradição junina.
O Cacuriá de Dona Teté, que recentemente foi rebatizado com o nome de Balaio de Rosas, dispensa apresentações. É um dos mais vibrantes e autênticos representantes da cultura maranhense, que encanta gerações com sua mistura única de dança, música e teatro. Fundado em 1986 por Dona Teté, uma figura icônica da cultura popular, o grupo transformou a brincadeira tradicional em um espetáculo cênico que celebra a sensualidade e a alegria do carimbó e das manifestações populares do Maranhão.
O público vai se encantar também com o boi de Morros e de Santa Fé, do Bairro de Fátima, e com o Boi Barrica, que leva ao público um pouco das diversas manifestações artísticas do Maranhão, com muitas cores, música e dança. O São João do SESI é aberto ao público. Trabalhadores da indústria não pagam e têm direito a um acompanhante. Estudantes, idosos, professores e doadores de sangue têm direito a meia-entrada. Jovens hipossuficientes, pessoas com deficiência e crianças com até 7 anos também não pagam, mediante comprovação. Para a comunidade, os ingressos podem ser comprados com antecedência no Sympla ou ainda na bilheteria do SESI Araçagi.
 
ATRAÇÕES PALCO PRINCIPAL:
19h – Boi de Axixá
20h – Boi de Santa Fé
21h – Boi de São Miguel do Rosário
22h – Boi de Morros
23h – Boi Barrica
00h – Cacuriá de Dona Teté
01h – Boi de Maracanã
PROGRAMAÇÃO NO CAMINHÃO DA CULTURA:
19h – Banda Filtro de Barro
22h – Dança portuguesa Vira Lusitanos
23h – Forró do Tonyyy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *