-->

Na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta última quarta-feira, 12, o deputado estadual Neto Evangelista, desmontou mais uma falsa notícia propagada pelo deputado Othelino Neto, pelas redes sociais, com graves e infundadas acusações contra o governo do estado.

Deputado Neto Evangelista

Narra o parlamentar, em mais uma ‘fake news’, que uma paciente do hospital Carlos Macieira, estaria há quase dois anos esperando por uma cirurgia eletiva.

Uma senhora chamada Liliana Lobato, que mora em Morros, nos procurou, pedindo ajuda, pois está com pedras nos rins e espera por uma cirurgia eletiva desde julho de 2022 para o Hospital Carlos Macieira. Liliana está em uma fila há mais de dois anos, e o apelo desta senhora representa a voz de milhares de maranhenses que sofrem o mesmo drama na rede pública de saúde. Infelizmente, a saúde pública do Maranhão vem se tornando um verdadeiro caos!!”, disse Othelino.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa não deixou passar em branco e mostrou detalhes que comprovam que a denúncia do deputado oposicionista é inverídica.

A data que Othelino exibiu não corresponde com a emissão do prontuário da paciente e sim com a que todo hospital certificado internacionalmente pela ONA, entidade que certifica a creditação do hospital – utiliza.

“Tem em todos os seus prontuários, independentemente do paciente, porque ali é a data que foi feito aquele tipo de documento, que, em julho de 2024, vai ser revisado pra verificar se precisa fazer alguma alteração nesse documento”, explicou Neto ao mostrar prontuários de outros pacientes com a mesma data de emissão: 11/07/2022 e revisão: 11/07/2024.

No prontuário de Liliana onde são solicitados exames pré-operatórios e o termo de consentimento a data que consta no pedido de cirurgia é 08/04/2024.

Olhem a gravidade do que a oposição está fazendo: jogando de qualquer jeito, com informações erradas para tentar atacar o governador Carlos Brandão”, ressaltou Evangelista.

Ele afirmou que o Governo do Estado está fazendo vários mutirões cirúrgicos, porque, no período da pandemia, muitas pessoas não puderam ser submetidas a cirurgias eletivas.

“Gente, não dá para tratar uma coisa séria como a saúde pública usando essa política tupiniquim, fazendo politicagem, tendo um tipo de comportamento que não condiz com quem ocupa uma cadeira nesta Casa Legislativa. Aceita-se fazer oposição com responsabilidade. Mas trazer fake news aqui para o plenário, para as redes sociais, só para atacar o governador Carlos Brandão, não é justo nem com o governo, nem com a população, porque, acima de tudo, nós temos compromisso é com a verdade”, ressaltou Evangelista.

Apartes – Durante pronunciamento na tribuna, Neto concedeu apartes aos deputados Jota Pinto (Podemos), Zé Inácio (PT), Ricardo Arruda (MDB), Florêncio Neto (PSB) e Davi Brandão (PSB).

Deputado Jota Pinto disse que fez questão de entrar em contato com a família da paciente citada por Othelino e que constatou que se trata de uma denúncia inverídica. “Enquanto o deputado Othelino estava em frente a um hospital trazendo essa notícia, que não é verdadeira, eu estava em contato com a família dela. Na realidade, essa paciente está oficialmente na fila de espera desde o dia 8 de abril deste ano. E foi a família que me passou essa informação. Ela veio do interior e hoje está muito bem amparada na UPA do Parque Vitória”, afirmou.

O deputado Zé Inácio lembrou que, na sessão anterior, chegou a dizer que o deputado Othelino gosta de fazer oposição por meio de WhatsApp, porque é onde tem o maior número de informações falsas.

Já o deputado Ricardo Arruda declarou que é muito preocupante quando o jogo político passa a ser dominado por fake news. “O que se vê nesse episódio é a construção de uma narrativa de terra arrasada, como se o governo não estivesse trabalhando. Temos que ter responsabilidade nesse Parlamento, até porque o que se fala aqui repercute em todo o Maranhão”, disse.

O deputado Florêncio Neto declarou que os parlamentares devem aproveitar os seus mandatos e sua capacidade de articulação para garantir melhorias à população. “A gente pode utilizar a força do nosso mandato para fazer gestos concretos nesse sentido. Acredito que isso pode ser o movimento de toda esta Casa, inclusive do deputado Othelino, que hoje tem a sua esposa como titular de um mandato no Senado, e que pode sim ajudar nesse diálogo, aproveitando o bom relacionamento com o governo Lula para melhorar a rede de saúde do nosso Estado”, frisou.

O deputado Davi Brandão fez questão de parabenizar o deputado Neto Evangelista por seu pronunciamento em defesa do governo. “Nós estamos aqui para mostrar que, mesmo em face das dificuldades, o governador Brandão tem avançado com resultados positivos na vida da população. Portanto, toda vez que tiver alguma mentira querendo se sobressair à verdade, nós estaremos aqui para mostrar a realidade e as ações de um governador que tem respeitado pelo povo do nosso estado”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *