-->

A Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e do Distrito Federal (PCDF) uniram forças em uma megaoperação nesta quinta-feira (25) para desarticular uma organização criminosa especializada em golpes pela internet. Com foco no conhecido golpe do falso site de leilão de carros, a operação resultou na prisão de 12 suspeitos e no bloqueio de 50 contas bancárias ligadas ao esquema. Além disso, foram derrubados 540 domínios de sites falsos usados pelos criminosos.

O grupo atuava há pelo menos cinco anos, clonando websites legítimos de empresas de leilão de veículos. Os criminosos criavam sites idênticos aos reais, com a diferença apenas na extensão do endereço eletrônico, usando “.net” em vez de “.com.br”. Em seguida, os endereços falsos eram impulsionados em mecanismos de busca, aparecendo como resultados de pesquisa antes dos sites legítimos.

As vítimas, ao acessarem os sites falsos, interagiam com os criminosos por meio de números de telefone e WhatsApp fornecidos nos sites clonados. Acreditando negociar com a empresa real, as pessoas faziam depósitos de lances em falsas notas de arrematação. Meses depois, quando percebiam o golpe, as vítimas já não conseguiam mais contato com os criminosos.

O escritório utilizado pelos golpistas, localizado em Santo André, São Paulo, foi alvo das buscas durante a operação. Segundo as investigações, os criminosos operavam das 8h às 18h, enganando vítimas em todo o Brasil como se fossem uma empresa legítima.

Ao todo, foram mapeados cerca de 540 websites maliciosos mantidos pelo grupo criminoso. Muitos desses sites utilizavam o brasão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios para dar credibilidade ao golpe. Apenas na delegacia do Lago Norte de Brasília, foram registradas dez ocorrências com prejuízos somados de R$ 470 mil, mas estima-se que existam centenas de outras vítimas em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *