-->
Dados apurados pela FIEMA mostram perspectiva favorável para a indústria nos próximos meses
A Sondagem da Indústria do Maranhão, estudo elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apurou que os indicadores da atividade industrial no estado chegaram à faixa de otimismo no mês de abril de 2024, alcançando 50 pontos. Essa é a segunda alta consecutiva do ano. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 1 ponto percentual no volume de produção em comparação com março, situando o indicador na zona positiva.
“Apesar disso, a média nos últimos meses permaneceu abaixo da média dos quatro primeiros meses de 2023, podendo indicar incertezas no cenário industrial”, avaliou o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Henrique Braga Polary.
O indicador de número de empregados também retornou para a zona de otimismo, atingindo 50 pontos após um crescimento de 1,5 ponto percentual. A recuperação nesse indicador, juntamente com o aumento na atividade, sugere a possibilidade de uma melhoria nos próximos meses.
O indicador de estoques registrou sua melhor posição no ano, com 51 pontos após um crescimento mensal de 4,3 pontos percentuais. Isso representa uma tendência estável desde outubro de 2023, indicando um equilíbrio na gestão de estoques e potencial redução nos custos operacionais.
EXPECTATIVAS – Para os próximos seis meses, todos os três componentes – evolução do número de empregados, nível de utilização da capacidade instalada (UCI) e estoques de produtos – estão acima da zona de otimismo, com aumentos significativos. A demanda por produtos e a compra de matéria-prima devem aumentar em 5,2 e 6,2 pontos percentuais, respectivamente, em comparação com o ano anterior. As expectativas de contratação também são positivas, com um aumento de 3,5 pontos percentuais, totalizando 54,3 pontos.
Esses dados indicam uma perspectiva favorável para a indústria nos próximos meses, com sinais de recuperação e crescimento. No entanto, é importante acompanhar de perto a evolução desses indicadores para entender melhor a trajetória da economia industrial.
Outras pesquisas, sondagens, estudos e indicadores podem ser acompanhados no site da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) no linkhttps://www.fiema.org.br/fiema, no menu Publicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *