Banner institucional

O empréstimo e a hipocrisia covarde dos dinistas, o “santo milagreiro do pau oco”, os direitos desconhecidos dos professores que a oposição defende e a CPI do clonazepam são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 24, que traz, ainda, outras ‘notícias picantes’ e os intrigantes Mistérios da Semana, como este: “Qual prefeito de um município de pouco mais de 15 mil habitantes estava sendo ‘cantado’ para apoiar um pré-candidato a governador, mas quando tomou conhecimento do que o ‘cabra’ havia feito com os vereadores de São Luís pediu desculpas e falou que não poderia se aliar com quem não gosta de políticos”???!!! Ótima leitura!!!

LEGENDA DA CHARGE – E quem está em êxtase, neste fim de semana é o inesquecível jornalista José Ribamar Bogéa, nosso saudoso ‘Zé Pequeno’, que ontem acompanhou, ‘lá do alto’, a grande festa dos 75 anos do Jornal Pequeno, realizada no Blue Tree!!! Fundador do ‘Órgão das Multidões’, como ele ‘batizou’, Ribamar Bogéa, aí na significativa charge do Caju, em meio às máquinas do JP das antigas, ainda celebrará muito com os eventos dessa semana. No dia 29 de maio, data da fundação do JP, ela ‘acompanhará’ o Culto do Pastor Eduardo Bogéa, um dos seus filhos, que veio diretamente dos Estados Unidos para ministrá-lo!!! E no domingo, para fechar com ‘chave de ouro’, a família Bogéa se reunirá numa grande confraternização na sede esportiva da CAAMA/OAB-MA, gentilmente cedida pelos respectivos presidentes Gustavo Mamede e Kaio Saraiva!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS –

*** Tem gente no Maranhão que parece se incomodar mais com obra do que com buraco em estrada!!! Pode crer!!! Bastou um juiz de primeiro grau suspender o empréstimo de R$ 1,3 bilhão feito pelo governo Brandão para começar uma onda de discursos da oposição tentando transformar uma operação financeira legal e aprovada pela Assembleia Legislativa em um grande ‘escândalo político’!!! O curioso nisso tudo é perceber que muitos dos que hoje aparecem fazendo “discurso de responsabilidade e preocupação com as contas públicas” já defenderam empréstimos milionários em governos anteriores sem qualquer constrangimento, tratando operações parecidas como ferramenta necessária para investimento, desenvolvimento e crescimento do estado!!! Quanta hipocrisia!!!Brandão reagiu lembrando um fato que incomoda muita gente, que é justamente o Maranhão ter alcançado nota “A” em capacidade de pagamento junto ao Tesouro Nacional, algo que durante muitos anos parecia distante da realidade financeira do estado (que vivia na letra “C”), e que hoje permite ao governo buscar financiamentos com mais credibilidade, juros menores e segurança fiscal!!!

*** A narrativa bizarra é oportunista de “uso eleitoreiro” também encontra dificuldade para se sustentar diante da própria estrutura desse tipo de operação, já que empréstimos dessa dimensão passam por fiscalização bancária, acompanhamento técnico, prestação de contas e controle rigoroso sobre a aplicação dos recursos, o que desmonta a tentativa de transformar o assunto em ‘mero’ discurso político!!! O que muita gente observa é que parte da fadigada oposição, principalmente os mais barulhentos nas redes sociais, resolveu concentrar ‘ataques’ justamente nos poucos trechos de rodovias que ainda aguardam recuperação, usando essas imagens para tentar vender a falsa ideia de um Maranhão destruído!!! Ignoram, convenientemente, a quantidade de quilômetros de estradas recuperadas, obras executadas e investimentos que vêm sendo feitos em diversas regiões do estado desde que Brandão assumiu o governo!!! A estratégia é pegar cerca de 10% das rodovias que ainda possuem problemas e transformar isso em discurso diário, como se nada tivesse avançado no Maranhão nos últimos anos!!! Quanta covardia!!! Só que a realidade das estradas recuperadas, das obras entregues e dos investimentos espalhados pelo estado acaba mostrando exatamente o contrário!!! Basta ver!!! É justamente nesse ponto que o empréstimo defendido por Brandão passa a ser tratado como prioridade dentro do governo!!! O Maranhão vive hoje um dos melhores momentos fiscais da sua história recente e essa capacidade financeira precisa ser usada para acelerar obras, ampliar investimentos e continuar avançando na recuperação da infraestrutura do estado!!! É isso que importa e tira o sono dos opositores do governo!!!

*** Os incansáveis dinistas encontraram mais uma pauta, na Assembleia Legislativa do Maranhão, para se iludirem na tentativa de ‘desgastar’ o governo Brandão!!! O problema é que dessa vez acabaram entrando numa batalha complicada até para explicar ao segmento que utilizam e querem manipular nessa briga, que são os professores da rede estadual de ensino!!! A verdade é que a Procuradoria-Geral do Estado, desde sempre, agiu para impedir que cerca de R$ 162 milhões dos recursos do Fundef acabassem saindo do bolso dos educadores para pagamento de honorários advocatícios!!! Mas, bastou a PGE se movimentar no processo, essa semana, para começar a artilharia da oposição!!! Como bem explicou a PGE, o acordo firmado aconteceu sem participação de advogados privados, o que afasta qualquer justificativa para retirada milionária dos valores destinados aos professores!!! E foi exatamente aí que os dinistas começaram a ‘bater’ no governo, tentando transformar uma atuação jurídica da PGE em discurso político dentro da Assembleia Legislativa!!!

*** O procurador-geral, Denilson Souza, deixou claro que a missão da PGE é evitar que os recursos sofram descontos indevidos e garantir que o dinheiro chegue integralmente aos profissionais da educação!!! A tese do governo é simples!!! Se o valor pertence aos professores, não faz sentido permitir que R$ 162 milhões sejam desviados para quem, segundo a própria Procuradoria, nunca atuou no processo!!! E aí a situação acabou ficando desconfortável para a oposição, porque, em meio a essa tentativa infrutífera de afetar a imagem do governo, surge uma pergunta difícil de responder até nos corredores do poder legislativo do estado: afinal, por qual motivo alguém ficaria incomodado com uma ação que tenta evitar a retirada de R$ 162 milhões dos professores maranhenses???!!! Quais direitos a oposição está verdadeiramente defendendo???!!!

*** Rapaz, se tem coisa que marketing político consegue fazer é milagre!!! E quando o santo é do “pau oco”, como um certo ex-prefeito aqui dessa “Grande Ilha” de “Meu Deus”, aí é que o milagre é poderoso!!! Só que não demora vem a verdade e, pimba, “exconjura” o “santo milagreiro”!!! E não é que “nosso santo” Eduardo Braide resolveu ir além e testar a capacidade maranhense de sorrir!!! Pois é…!!! De olho na cadeira número 1 do ex-vizinho Palácio dos Leões, e no afã de ‘mostrar serviço’, o ex-prefeito usou as redes sociais para lançar a campanha “Braide não começou agora”!!! E não começou mesmo!!! Ele foi buscar um portfólio ‘lá’ de 2014, e, pior, na gestão alheia!!! Em uma postagem reluzente, apareceu uma belíssima imagem aérea da Avenida IV Centenário com os dizeres pomposos sobre quilômetros de asfalto e drenagem, sugerindo que tudo aquilo era fruto do seu suor!!!

*** A ‘IV Centenário’ não é um “tijolo” da gestão municipal!!! Ela foi projetada, construída e inaugurada pelo Governo Roseana Sarney, há quase 15 anos!!! É uma avenida vital criada para auxiliar o trânsito caótico de São Luís!!! O que o ex-prefeito fez na via enquanto esteve no palácio municipal???!!! O simples ‘feijão com arroz’ de qualquer secretaria de Obras: tapou buracos, renovou pintura de faixas e, para dar ‘aquele’ charme, rebatizou o local como “Avenida do Reggae”!!! E só!!! Mas, desde quando dar um ‘banho de loja’ e trocar o nome de batismo dá direito à ‘paternidade da criança’???!!! O pior é que esse filme é repetido em São Luís!!! A prefeitura historicamente sofre de uma ‘seca’ de grandes obras estruturantes!!! A última de verdadeiro impacto real foi a São Luís Rei de França, nos tempos de Jackson Lago!!! O resto foram intervenções paliativas e cosméticas!!!No entanto, a mania de pegar carona no trabalho do Estado é velha!!!Antigamente, a oposição criticava as obras da rotatória da Holandeses feita por Roseana para, logo em seguida, tentar sair na foto como dona do projeto!!! Braide só atualizou o ‘modus operandi’ para a era do Instagram!!! ‘Rapá’!!!

*** A CPI da Assembleia começou os trabalhos e já tem muita gente percebendo que o clima ficou desconfortável para o vice-governador Felipe Camarão e sua turma!!! Diferentemente do discurso de perseguição que alguns tentam ‘vender’, a comissão deu os primeiros passos mostrando exatamente o que uma CPI precisa fazer, que é investigar, requisitar documentos e buscar informações que até agora ficaram cercadas de silêncio e segredo!!! E é bem aí que as coisas podem se complicar para quem tem “contas a acertar”!!! A primeira reunião já aprovou requerimentos importantes, incluindo pedidos de compartilhamento de inquéritos no Superior Tribunal de Justina, no Tribunal de Justiça do Maranhão, e também do Ministério Público estadual…, além, obviamente, da realização de sessões fechadas para análise de material sigiloso!!! Traduzindo no “português da política maranhense”, a CPI começou entrando justamente onde muita gente não queria que entrasse!!! O relator, deputado Yglésio Moisés, deixou claro que a intenção é entregar respostas e esclarecer denúncias que envolvem o vice-governador e a Secretaria de Estado da Educação!!! E, convenhamos, quando se pede acesso a investigações sob segredo de Justiça, é porque a situação deixou de ser apenas discurso de rede social faz tempo!!! Já os ‘poucos aliados’ do vice Felipe Camarão continuam tentando desqualificar a CPI antes mesmo do aprofundamento das investigações!!! Estratégia usada, velha e rastejante!!! Quando não conseguem impedir a investigação, tentam atacar quem investiga!!! Tática conhecida e que não engana mais ninguém!!!

*** O problema é que dessa vez a comissão começou organizada, aprovando requerimentos objetivos e mostrando disposição de ir até o fim!!! Depois da primeira reunião, ficou claro que a CPI não pretende ficar apenas no discurso e muito menos funcionar para ‘inglês ver’!!! A aprovação de pedidos envolvendo documentos sigilosos, compartilhamento de inquéritos e sessões fechadas mostra que a comissão decidiu avançar justamente nas áreas mais sensíveis da investigação, aumentando ainda mais a pressão sobre Felipe Camarão e seu grupo “dinista”!!!

*** Acredite se quiser, mas o ministro Flávio Dino, o mesmo que resolveu tomar para si, no Supremo Tribunal Federal, as investigações de um crime comum, no caso o assassinato do Tech Office, decidiu conceder regime semiaberto ao autor do homicídio, Gilbson César Cutrim, condenado por matar a tiros o servidor da Seduc na gestão Felipe Camarão, João Bosco Oliveira Sobrinho!!! O estranho processo, que teve seu principal protagonista transferido estranhamente para um presídio federal de Brasília, até hoje está cercado de perguntas, versões estranhas e muito mistério!!! E agora o assassino confesso, que fez acusações a familiares do governador Carlos Brandão, está a um passo de ganhar a liberdade definitiva pelas mãos de Flávio Dino!!!

*** Como se vê, não se trata de um caso qualquer!!! Um homem cometeu um crime, inocentou o sobrinho do governador Brandao, conforme vídeos gravados “lá atrás”, e depois de estranhas visitas que recebeu aqui em São Luís, na penitenciária de Pedrinhas, mudou o rumo de suas declarações e passou a acusar familiares do governador!!! Para aumentar mais ainda o mistério, arrancaram o preso de Pedrinhas e o levaram para um presídio do Distrito Federal, onde o mantiveram sob controle!!! Agora, esse preso, devidamente controlado, ganha um benefício de regime semiaberto do ministro Flávio Dino!!! A pergunta que fica é: quanto tempo levará para o magistrado conceder liberdade definitiva a Gilbson???!!!

*** Rapaz, a “guerra” na Federação Maranhense de Futebol ganhou mais um capítulo que parece até partida de pré-temporada!!! O presidente afastado Antônio Américo resolveu partir para o contra-ataque e protocolou medida cautelar na Vara de Interesses Difusos e Coletivos tentando suspender os efeitos da assembleia realizada pela FMF no dia 28 de abril, reunião que acabou afastando dirigentes, criando comissão processante e reprovando contas da antiga gestão!!!A alegação é de que a assembleia teria sido convocada oficialmente apenas para analisar prestação de contas, mas acabou servindo para aprovar medidas administrativas e disciplinares que, segundo a defesa, nem estavam previstas no edital!!!

*** E aí começa o ‘campeonato de confusão’!!! A ação afirma que o edital teria sido publicado fora do prazo previsto no estatuto da federação, além de apontar que clubes e ligas do interior teriam sido avisados praticamente em cima da hora; alguns até por WhatsApp!!! Também chamaram atenção umas ‘coisinhas’ envolvendo a atuação da interventora Susan Lucena Rodrigues!!! A defesa afirma que ela assinou o edital como presidente da FMF mesmo ocupando função provisória determinada judicialmente, além de alegar falta de ampla defesa nas decisões tomadas durante a assembleia!!! O clima ficou ainda mais pesado porque a medida cautelar tenta barrar qualquer validade das decisões tomadas na reunião, inclusive perante CBF, cartórios e órgãos esportivos!!! E, pelo jeito, essa partida na FMF ainda está longe do apito final!!!

*** E pra fechar…

Dívidas sufocam 30% da renda das famílias em São Luís e acendem alerta sobre falta de educação financeira

O avanço do endividamento em São Luís (MA) expõe um problema que vai além do uso do crédito: a ausência de educação financeira das famílias. Segundo levantamento da FecomercioSP, os ludovicenses já destinam cerca de 30% da renda mensal ao pagamento de dívidas, percentual acima da média das capitais brasileiras. Isso significa menos capacidade de reagir a emergências, mais dificuldade para poupar e maior vulnerabilidade diante de juros elevados e aumento do custo de vida.

Oito em cada dez famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida em 2026. O problema não está apenas no crédito, mas na falta de planejamento antes de assumir parcelas e financiamentos. O cartão pode ser um aliado quando usado com controle, inclusive gerando benefícios como milhas. Sem organização, porém, ele rapidamente se transforma em porta de entrada para juros altos e para o crescimento da dívida em efeito bola de neve.

Quando despesas básicas começam a disputar espaço com dívidas, o risco de inadimplência cresce.

Educação financeira precisa deixar de ser vista como um assunto distante ou restrito a especialistas. O tema virou questão de sobrevivência e proteção das famílias. E, ao contrário do que muitos imaginam, não começa com fórmulas complexas, mas com uma decisão: sair do ciclo do endividamento e começar a construir um futuro mais seguro.

O debate deve começar dentro de casa, envolvendo pais, filhos e toda a família. Falar sobre orçamento, limites de consumo, reserva de emergência e organização financeira não deveria ser tabu. O silêncio sobre dinheiro faz com que muitas pessoas cresçam sem qualquer preparo para lidar com o assunto, repetindo ciclos de descontrole financeiro ao longo da vida adulta.

Reduzir os índices de endividamento passa por mudança de comportamento. Planejamento financeiro não é viver passando vontade, mas aprender a priorizar, evitar excessos e parar de transformar o crédito em extensão da renda. Com a Selic ainda em 14,5% ao ano e os juros pesando no bolso, ignorar a educação financeira deixou de ser apenas um erro. Hoje, é o caminho mais rápido para perder o controle das próprias finanças.

E lembre-se: ganhar mais não resolve quando falta consciência financeira. O problema vai muito além da renda. Mas quando você aprende a se pagar primeiro (investir), sua vida financeira começa a mudar de verdade. Dinheiro não sobra; dinheiro se direciona! Comece hoje!

(Por Letícia Bogéa – Analista de Economia do Boletim Nacional/ Editora de Política do Jornal Pequeno)

@oboletimnacional/www.boletimnacional.com.br

 

MISTÉRIO –

*** Quais militares entraram no clonazepam depois de saberem das primeiras providências sérias tomadas pela CPI que começou a investigar as graves denúncias que envolvem o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão???!!!

*** Qual prefeito de um município de pouco mais de 15 mil habitantes estava sendo ‘cantado’ para apoiar um pré-candidato a governador, mas quando tomou conhecimento do que o ‘cabra’ havia feito com os vereadores de São Luís pediu desculpas e falou que não poderia se aliar com quem não gosta de políticos???!!!

*** Qual jornalista ‘arriou os quatro pneus’ por um empresário da construção civil e agora anda ‘cercando’ o ‘coitado’ por ‘tudo que é canto’???!!! Essa tá ‘na pedra’!!!

*** Quem é o influenciador que tá com a ‘cabeça quente’ cobrando da prefeitura de São Luís os seus cachês do ano passado, quando trabalhou no São João, e até hoje não recebeu um centavo???!!!

*** Qual síndico foi “defenestrado do cargo” depois de um “quebra-pau” numa reunião de condomínio, nesse sábado, 23, no Leblon???!!! E não foi no Rio de Janeiro, hahahahahahahahahaha!!!

*** Quais deputados ficaram ‘daquele jeito’ em um voo rumo a Brasília que teve que ser cancelado após falha na decolagem???!!!

*** Qual prefeito ‘vira folha’ conseguiu enxergar que estava tomando o rumo errado, deu “meia volta volver” e “se mudou” para o Sertão???!!!

*** Quem é o “americano deportado” que se diz bolsonarista, mas quando aparece uma BL de dirigentes de PT ele esquece tudo, vai pra festa e ainda veste uma camisa vermelha???!!! Será que gosta de uma ‘boca livre’???!!!

*** Qual é a emissora de rádio que é dirigida por um jornalista???!!! Não seria melhor uma direção de um radialista???!!!

***



Comentário no post: “O empréstimo e a hipocrisia covarde dos dinistas, o “santo milagreiro do pau oco”, os direitos desconhecidos dos professores que a oposição defende e a CPI do clonazepam

  1. Eu vivi para ver o Jornal Pequeno:
    Defender Roseana Sarney;
    Atacar Flávio Dino, que já foi chamado de Libertador do Maranhão;
    Virar bajulador de PRIMEIRA HORA de governo Estadual;

    Acho que o velho Zé Pequeno de onde estiver lamenta as escolhas de um certo Lourival…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×