O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), vice-líder do Governo na Câmara, classificou como “agressão à soberania nacional” a nova tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (9) uma alíquota de 50% sobre a importação de determinados itens do Brasil, em medida que afeta diretamente setores estratégicos da economia nacional.

A taxa aplicada por Trump contra o Brasil é uma agressão à soberania nacional, um ataque que merece total repúdio”, afirmou o parlamentar.
A decisão de Trump foi formalizada por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida gerou reação imediata do governo brasileiro e de representantes do setor produtivo, que apontam risco de perdas bilionárias nas exportações.
O parlamentar maranhense defendeu uma resposta firme e diplomática por parte do Brasil e afirmou que o Congresso Nacional deve se posicionar com clareza em defesa da indústria nacional e da soberania.

Choro e manifestação são livres. Tanto para que expõe quanto para quem reclama.
Procuraram tanto até que acharam. Sou de opinião, com toda a vênia, quanto mais atiçar o Trump mais fogo vai surgir.Melhor é negociação para não piorar as coisas.