O presidente Lula convocou uma reunião de última hora neste domingo, 13, no Palácio da Alvorada para discutir os últimos ajustes do decreto que vai regulamentar a Lei da Reciprocidade. A medida é uma resposta ao aumento de tarifas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

A expectativa é que o decreto seja publicado até terça-feira (15). O encontro contou com a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), além de representantes da Casa Civil e do Itamaraty.
Mais cedo, o vice-presidente Geraldo Alckmin já havia informado que voltaria a Brasília após ser convocado por Lula.
A decisão do governo brasileiro ocorre após o ex-presidente americano Donald Trump anunciar, na última quarta (9), uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. O Palácio do Planalto avalia incluir, além das novas tarifas, outros pontos no decreto, mas os detalhes ainda não foram divulgados.
O governo afirma que os EUA têm superávit comercial com o Brasil e que não há justificativa econômica para as novas tarifas.
