O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece tecnicamente empatado com Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD), Michelle Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD) em simulações de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. É o que aponta pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 5.

O levantamento mostra um cenário de maior equilíbrio em relação à pesquisa anterior, divulgada em abril, quando Lula vencia todos os adversários, exceto Jair Bolsonaro (PL), com quem já aparecia empatado. Agora, o presidente mantém empate também com outros nomes da direita e centro-direita.
De acordo com a pesquisa, Lula segue numericamente à frente apenas de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais; Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás; e do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL).
“O recado aqui é claro. Pela primeira vez, a rejeição ao governo está se transformando em rejeição eleitoral a Lula, alavancando as candidaturas dos potenciais herdeiros de Bolsonaro. Todos aparecem crescendo ou já empatados na margem com Lula”, afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest.
Para Nunes, o crescimento desses nomes está diretamente ligado ao aumento da visibilidade nacional. “O desconhecimento do Tarcísio caiu de 45% para 39% em cinco meses. Caiado foi de 68% para 62%, Ratinho de 51% para 48%, e Zema de 62% para 60%”, observa.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.