Durante um fórum econômico realizado nesta sexta-feira (20) em São Petersburgo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou preocupação com o agravamento de tensões globais e alertou para o risco de o mundo estar caminhando rumo a uma Terceira Guerra Mundial.

O comentário foi feito ao abordar os conflitos simultâneos envolvendo Israel e Irã, além da guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão russa em fevereiro de 2022.

Aliada do Irã, a Rússia acompanha de perto os desdobramentos no Oriente Médio. Putin demonstrou especial apreensão com a situação envolvendo instalações nucleares iranianas, onde técnicos russos atuam na construção de dois novos reatores.

“É preocupante. Estou falando sem ironia, sem brincadeiras. Claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo, e está bem diante de nossos olhos — e nos afeta diretamente”, afirmou o líder russo.

ESCALADA DE TENSÃO COM A OTAN

Putin também voltou a se manifestar sobre a guerra na Ucrânia, que já dura mais de três anos. Ele elevou o tom ao sugerir a possibilidade de novas ofensivas, incluindo a tomada da cidade de Sumy, no nordeste do país vizinho.

Ao mesmo tempo, emitiu declarações contraditórias: disse que não busca a rendição da Ucrânia, mas exige o reconhecimento dos cerca de 20% do território ucraniano atualmente ocupados pelas forças russas.

A declaração remete a um ensaio publicado por ele em 2021, no qual questionava a legitimidade da Ucrânia como nação soberana.

Apesar disso, nesta sexta, tentou amenizar o discurso e declarou que “nunca pôs em dúvida o direito dos ucranianos à soberania”.

As falas acontecem em um momento de crescente tensão entre Moscou e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — aliança militar que reúne países da União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido.

Com o avanço da guerra e os atritos diplomáticos, a possibilidade de expansão do conflito para além das fronteiras ucranianas volta a ganhar força.

Enquanto isso, os olhos do mundo também se voltam para o Oriente Médio, onde o confronto direto entre Israel e Irã levanta temores de uma nova escalada bélica internacional — agora,com implicações nucleares.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *