-->

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), classificou como “absurdo” e “profunda contradição” o apoio de deputados de partidos aliados do governo ao projeto de lei que concede anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 — o chamado “PL da Anistia”.

Segundo Gleisi, além de contrariar os princípios democráticos, o gesto representa uma afronta ao Poder Judiciário.A declaração foi feita após o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolar um requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto.

A proposta recebeu mais de 262 assinaturas, sendo a maioria de partidos do Centrão, que ocupam ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Gleisi reforçou que o governo não está em uma “operação de retaliação”, mas está sim alertando os parlamentares sobre a “gravidade política, jurídica e institucional” de apoiar o projeto, que, segundo ela, visa “garantir a impunidade de Bolsonaro e de quem tentou derrubar o governo, inclusive matar o presidente Lula”.

Na semana anterior, a própria ministra foi criticada por declarações que pareceram abrir espaço para uma mediação em relação às penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) reagiram negativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *