-->

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que uma solução para encerrar a guerra na Ucrânia poderia ser a criação de uma administração temporária no país até que novas eleições sejam realizadas.

A declaração, divulgada pela imprensa russa, sugere que Putin condiciona o cessar-fogo à saída de Volodymyr Zelensky do poder.

“Em princípio, uma administração temporária poderia ser introduzida na Ucrânia, sob a supervisão da ONU, dos Estados Unidos, dos países europeus e de nossos parceiros”, teria dito Putin aos marinheiros do porto de Murmansk

O líder russo argumentou que essa medida serviria para garantir eleições democráticas e colocar no poder um governo “capaz” e que “gozasse da confiança do povo” – só então, segundo ele, a Rússia estaria disposta a negociar um tratado de paz.

Além da sugestão sobre a Ucrânia, Putin elogiou o presidente dos EUA, Donald Trump, dizendo acreditar que ele realmente quer acabar com o conflito.

Segundo o russo, Trump tem demonstrado disposição para negociações diretas com Moscou, ao contrário de seu antecessor, Joe Biden.

Putin também mencionou a possibilidade de cooperação com diversos países, incluindo a Coreia do Norte, para encerrar a guerra.

Informações de fontes ocidentais indicam que mais de 11 mil soldados norte-coreanos teriam sido enviados para apoiar as tropas russas na região de Kursk, no oeste de Moscou, embora o Kremlin não tenha confirmado essa movimentação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *