O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para viajar aos Estados Unidos a fim de participar da posse do presidente eleito, Donald Trump, marcada para o próximo dia 20, em Washington. Bolsonaro também pediu a devolução de seu passaporte, retido pela Justiça desde fevereiro de 2023.
A autorização é necessária porque Bolsonaro é alvo de investigações em inquéritos, como o do suposto golpe de Estado. Por conta disso, qualquer saída do território nacional deve ser previamente aprovada pelo ministro Moraes, que preside os casos.
Em uma publicação nas redes sociais, o ex-presidente afirmou ter sido convidado para o evento, que marcará o início do segundo mandato de Trump. Ele classificou a posse como um “importante evento histórico” e expressou sua honra pelo convite. “Muito honrado em receber do Presidente dos EUA, Donald Trump, convite para a sua posse e de seu vice-presidente JD Vance, no próximo dia 20 de janeiro”, escreveu Bolsonaro.
O advogado de Bolsonaro, Paulo Bueno, foi encarregado de protocolar os pedidos ao STF. A retenção do passaporte, determinada no início de 2023, integra uma investigação sobre ações que teriam tentado impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro do mesmo ano.
Bolsonaro também aproveitou o momento para reconhecer o papel de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, na aproximação com a família Trump. “Agradeço ao meu filho Eduardo pelo excelente trabalho na relação entre nossas famílias”, declarou.
A posse de Donald Trump será realizada no Capitólio, em Washington, com expectativa de marcar um novo capítulo na política norte-americana e reforçar os laços de Bolsonaro com o cenário político internacional. O STF ainda não decidiu sobre os pedidos feitos pelo ex-presidente.
Eu Bispo Renalcy, Se Estamos em um país democrático, não vejo porque não devolver passaporte do presidente Bolsonario,assim como permitir sua viagem para a posse alvo do seu convite pelo presidente Donald trup