O professor aposentado do IFMA e mestre em Ciência da Informação, Leopoldo Gil Ducio Vaz, publicou nesta quarta-feira (13), em suas redes sociais, uma carta aberta onde relata algumas ‘aberrações’ escritas pela senadora maranhense Ana Paula Lobato ao citar mulheres importantes na história do Maranhão.
Veja a seguir:
Diante das informações errôneas da senadora, o professor pede em carta aberta (veja abaixo) que Ana Paula renuncie ao cargo: “Não nos representa”.
CARTA ABERTA À SENADORA PELO MARANHÃO: ANA PAULA LOBATO
LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ
Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
Academia Ludovicense de Letras
Academia Poética Brasileira
Professor de Educação Física – IF-MA (aposentado); Mestre em Ciência da Informação
Ontem (12/03), durante Assembleia da Academia Ludovicense de Letras, tomamos conhecimento da nota abaixo. Segundo o ocupante da cadeira de Graça Aranha naquele sodalício, checou a veracidade da informação e informou a todos os sócios, para uma tomada de decisão…
Esta, a minha posição, pessoal:
Cara Senadora
Solicito à Vossa Excelência que apresente, imediatamente, sua renúncia como nossa representante no Senado!!! Vossa Excelência está a nos fazer VERGONHA, pela sua – vamos dizer – ignorância, analfabetismo, desconhecimento e outros adjetivos que queira aqui colocar. Pelo completo desconhecimento da História do estado a que está a representar. Mesmo tendo nascida em Pinheiro-MA. Seu sogro deve estar se revirando no túmulo, a esta hora… que dizer de seu marido? Que tantas vezes nos representou?
Morre, em São Paulo, o jornalista Othelino Filho, pai do deputado Othelino Neto
Faleceu na tarde desta quinta-feira (14), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), o jornalista Othelino Alves Filho, pai do deputado Othelino Neto (PC do B), presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
Raimundo Nonato Othelino Filho Parente Alves, conhecido como Othelino Filho, nasceu em 22 de dezembro de 1949 na cidade de Sobral, no Ceará. Filho do jornalista maranhense Othelino Nova Alves e da cearense Zeneida Parente Alves, Othelino Filho, desde pequeno, seguia os passos de luta ensaiados por seu pai. Quando adolescente, iniciou sua experiência com o papel, a caneta e o ideal.
GRAÇA ARANHA, ESCRITORA FEMINISTA??? TOME VERGONHA NA CARA…
Biografia de Graça Aranha
José Pereira da Graça Aranha nasceu em 21 de junho de 1868 na cidade de São Luís, capital do Maranhão. Era filho de Temístocles da Silva Maciel Aranha e de Maria da Glória da Graça. Sua família era abastada e, portanto, Graça Aranha desde cedo teve uma boa educação. Ingressou na Faculdade do Recife para estudar Direito, formando-se em 1886. Com o bacharel em Direito, ele mudou-se para o Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de Juiz. Mais tarde, também foi juiz no Estado do Espírito Santo. Foi ali que ele escreveu sua obra mais importante, Canaã. Temas como o racismo, preconceito e a imigração foram explorados por ele no romance. Viajou para vários países da Europa (Inglaterra, Itália, Suíça, Noruega, Dinamarca, França e Holanda) exercendo o cargo de diplomata. Essas viagens foram essenciais para que ele aderisse ao movimento modernista que despontava no Brasil. Isso porque teve contato com as vanguardas europeias e a arte moderna. Foi organizador da Semana de Arte Moderna que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo em 1922.
É ESTA A PRIMEIRA PREFEITA DE SÃO LUÍS???
Benedita Fernandes 1883 – 1947
Benedita Fernandes nasceu aos 27 de junho de 1883, em Campos Novos de Cunha (SP), sendo filha de Maria Josefa Nascimento, que era viúva. Portadora de atroz obsessão, autêntica subjugação, Benedita perdeu o contato com a família e perambulava sem rumo.
Até prova em contrário, a primeira prefeita foi Maria Gardênia Santos Ribeiro Gonçalves (Floriano, 1 de março de 1940) prefeita de São Luís de 1 de janeiro de 1986 a 1 de janeiro de 1989; , e a segunda, Conceição Andrade, eleita em 1992 prefeita de São Luís, no segundo turno, contra o candidato do PFL, João Alberto. se tornando a segunda mulher a assumir a prefeitura da capital maranhense depois de Gardênia Gonçalves que foi a primeira em 1985
Claro, como Vossa Excelência nasceu: 11/05/1984 ; Naturalidade: Pinheiro (MA), não é obrigada a conhecer a História de São Luís, ou a do Maranhão, antes de concluir o ensino fundamental, ou o médio, ou o superior…
Ana Paula Dias Lobato Nova Alves é uma enfermeira, empresária e política brasileira, filiada ao Partido Socialista Brasileiro. Atualmente é Senadora da República pelo estado do Maranhão, assumindo a titularidade do mandato após a renúncia de Flávio Dino para assumir vaga no STF.
Wikipédia
Nem mesmo os 11 funcionários que lhe prestam assessoria: Comissionados (11) Pessoal de Gabinete de Ana Paula Lobato em 2023 – Transparência e Prestação de Contas (senado.leg.br)
Funcionários Comissionados
Funcionário/ Função/ Nome da Função
ANTINO CORREA NOLETO JUNIOR SF02 CHEFE DE GABINETE COMISSIONADO
HELENA CARVALHO DRUMMOND REIS AP-11 ASSISTENTE PARLAMENTAR PLENO
YURI BECKER DOS SANTOS AP-09 ASSISTENTE PARLAMENTAR JÚNIOR
JÉSSICA BARROS DE OLIVEIRA AP-08 AUXILIAR PARLAMENTAR SÊNIOR
ANE CAROLINE MEDEIROS DE LIMA GOMES AP-05 AUXILIAR PARLAMENTAR JÚNIOR
FRANCISCO WILLAME DE SOUZA AP-05 AUXILIAR PARLAMENTAR JÚNIOR
LEONARDO DE AMORIM BATISTA DA SILVA AP-05 AUXILIAR PARLAMENTAR JÚNIOR
MARCIA REJANE CARDOSO DE OLIVEIRA AP-05 AUXILIAR PARLAMENTAR JÚNIOR
MURILO FERREIRA DE ABREU AP-05 AUXILIAR PARLAMENTAR JÚNIOR
SALOMÃO CASTELO DOS SANTOS AP-04 AJUDANTE PARLAMENTAR SÊNIOR
MARCIAL BARBOSA GOMES AP-02 AJUDANTE PARLAMENTAR INTERMEDIÁRIO
Conheci a família de seu marido, pois éramos vizinhos, aqui no Recanto Vinhais. Suas irmãs frequentavam minha casa, vinham em busca de livros, em especial, de História do Maranhão, e literatura. Sempre estudiosas e interessadas…
Com Othelino Filho, conversava quase todos os dias, assim como com sua esposa, quando mantinha o bar da AMOREV para ajudar no sustento da família…
Pois é, gostaria de que Vossa Excelência se retratasse e tomasse mais cuidado. NÃO NOS REPRESENTA!!!
Subscrevo!!!
Não é o primeiro mico e nem será o último, e o maior culpado de ter uma pessoa dessas como “representante” do povo maranhense é exatamente esse mecanismo de senadores ter suplentes, sem que os mesmos tenham sequer recebido votos.
Nem ela nem outros suplentes representam o povo maranhense.
PARABÉNS NOBRE COLEGA,POR SUA LOUVÁVEL INICIATIVA DE TRANSMITIR COM PALAVRAS, A INDIGNAÇÃO GERAL INSTALADA NÃO SÓ NOS MARANHENSES EM ESPECIAL MAS EM TODO O POVO BRASILEIRO, QUE SE ENTRISTECE DE TER ESSA IGNÓBIL CRIATURA, COMO SENADORA DA REPÚBLICA DO NOSSO PAÍS! COITADO DO BRASIL!