-->

Crianças e adolescentes orientados para evitar situações de abuso e exploração sexual. Essa foi a proposta do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que realizou palestras de sensibilização para alunos de escolas públicas durante a Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, encerrada nessa sexta-feira (19).

“Realizamos uma semana inteira de programação com palestras e outras atividades nas escolas públicas sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Setur realiza esse trabalho o ano inteiro, mas intensifica na semana do 18 de maio, dia nacional alusivo a essa temática. A preocupação do governador Carlos Brandão é criar um ambiente seguro para nossas crianças e adolescentes e isso acontece levando informação de qualidade para eles”, pontuou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

De 15 a 19 de maio, foram realizadas palestras em nove escolas: CE Coelho Neto, no Turu; CEM Liceu Maranhense, no Centro; UI José Giorceli, Madre Deus; CE Coelho Neto, no Ivar Saldanha; UEB Estudante Edson Luís de Lima Souto, na Gancharia; UEB Luís Viana, na Alemanha; CE Benedito Leite, no Centro; Instituto Socioassistencial Educando, na Cidade Olímpica; e CE João Franciso Lisboa (Cejol), Centro. Ao todo, foram mais de 1.000 alunos atendidos.

A coordenadora do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, Wanda Bittencourt, conta que foram visitadas várias escolas e alunos foram sensibilizados, com orientações sobre como identificar, se defender e a quem procurar em casos de abuso e exploração sexual.

“Esse trabalho também é relevante para mim porque sou mãe, tenho uma filha de 14 anos, e posso alertar as crianças. Em alguns casos, após as palestras, elas se sentem encorajadas a conversar e algumas relatam histórias de abuso ou exploração e me pedem que eu denuncie. Isso me traz satisfação, porque estamos vendo que nosso trabalho traz resultado”, compartilha a coordenadora.

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a UEB Luís Viana, na Alemanha, recebeu uma programação especial com as palestras “Mais Infância, Mais Turismo” e com representantes da Polícia Militar e do Conselho Tutelar.

“A Polícia Militar, dentro das suas possibilidades, se coloca à disposição para contribuir com a sociedade, porque entendemos que ela é nossa parceira. Viemos para somar esforços junto às instituições que já levantaram essa bandeira contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. É importante destacar que nós já realizamos atividades com este objetivo, que são nossas palestras socioeducativas”, destaca o tenente da Polícia Militar, Flávio Duarte.

A aluna da UEB Luís Viana, Ametista Alves, de 11 anos, afirma que aprendeu coisas novas com as orientações repassadas. “A palestra foi interessante porque mostrou como a gente pode se defender. Fiquei surpresa porque não sabia que familiares podem fazer coisas maldosas com a gente. Agora, já sei como me defender em casos assim”, conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *