Na manhã desta terça-feira (10), o Ministério Público do Maranhão (MPMA), em parceria com órgãos de segurança no trânsito, realizou mais uma edição da “Operação Rolezinho” em São Luís, com foco no combate a veículos adulterados e infrações cometidas por motociclistas.
Durante a ação, foram apreendidas 40 motos na região da Cohama por diversas irregularidades, como descarga adulterada, ausência de placa de identificação e problemas em itens obrigatórios de segurança.
Os condutores tiveram as motocicletas removidas e poderão responder a inquéritos pelas infrações.
O promotor de Justiça Cláudio Guimarães explicou que a apreensão é feita de forma administrativa, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, e que os casos são encaminhados ao MP para análise e posterior envio às delegacias para abertura de inquéritos.
Além de coibir irregularidades, a operação visa reduzir outros crimes relacionados, já que, segundo o promotor, “90% dos crimes envolvendo roubos de celulares são cometidos por pessoas em motos sem placa”.
Cláudio Guimarães destacou que a operação tem dois focos principais: o uso de descargas esportivas, que geram poluição sonora, e motocicletas com placas suprimidas.