A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (22), a Operação Ferrete Incógnito, com o objetivo de combater a ocupação ilegal de terras indígenas no Maranhão.

A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar, expedido pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do estado.

A investigação apura a reincidência de invasões por criadores de gado na Terra Indígena Awá, área que já havia passado por um processo de desintrusão no passado, quando cerca de 15 mil cabeças de gado foram retiradas da região.

Mesmo após a ação anterior, a prática de inserção de gado no território protegido voltou a ocorrer, acirrando conflitos com os povos originários.

Segundo a Polícia Federal, o mandado foi solicitado para coletar novos elementos de prova que auxiliem o inquérito em andamento.

A Justiça Federal também determinou a suspensão das atividades econômicas do investigado relacionadas à introdução de gado em qualquer área pertencente à União, com ênfase nas terras indígenas do complexo Alto Turiaçu — que inclui os territórios Awá, Alto Turiaçu e Caru.

Os crimes investigados envolvem invasão de terras públicas e crimes ambientais, como dificultar a regeneração natural de florestas e explorar economicamente áreas protegidas sem autorização legal.

A Polícia Federal segue com as apurações para responsabilizar os envolvidos e impedir novas violações aos direitos dos povos indígenas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *