A Polícia Civil realizou uma operação em Barra do Corda, que resultou na prisão de três homens suspeitos de participação em um esquema de grilagem de terras envolvendo milhares de hectares na região.

A investigação também aponta o envolvimento do grupo em dois assassinatos motivados por disputas relacionadas ao esquema.

Os detidos são suspeitos de envolvimento nas mortes de Vaciderlan, conhecido como “Valcirzão”, e Rodrigo, executados a tiros no dia 9 de janeiro, no bairro Tamarindo, em Barra do Corda. Segundo a polícia, as vítimas eram contrárias ao esquema criminoso, que teria motivado os homicídios.

O esquema investigado envolvia a grilagem de aproximadamente 20 mil hectares de terras nas regiões de Barra do Corda, Mirador e Fernando Falcão, com um potencial de venda estimado em R$ 40 milhões.

A quadrilha utilizava métodos como falsificação de documentos de georreferenciamento e certificações, deslocamento irregular de matrículas e ameaças a posseiros e agricultores familiares.

De acordo com as autoridades, a operação, batizada de Tellus, tem como objetivo combater a grilagem de terras e a violência no campo. As investigações indicam que três suspeitos de liderarem o esquema continuam foragidos.

A polícia informou que a Justiça acatou os pedidos de prisão dos envolvidos e que a operação deve contar com novas etapas para desmantelar a organização criminosa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *