-->

Pode ser propina de medição de obras da Prefeitura de São Luís o dinheiro encontrado na mala de um veículo Clio vermelho, da Renault, estacionado em frente ao condomínio Canopus, na Rua das Andirobas, bairro Renascença.

Segundo apurou O INFORMANTE, o funcionário da Prefeitura de São Luís, Carlos Augusto Diniz da Costa, lotado na Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (SEMIT), estaria sendo monitorado e teria abandonado o veículo em frente ao prédio ao se apavorar por sentir que estava sendo seguido. “Carlito” ou “Makilas”, como era conhecido, foi exonerado nessa quarta-feira, 31, pelo prefeito Eduardo Braide, conforme publicação feita no Diário Oficial do Município.

Além da função oficial na SEMIT, como Analista Técnico, símbolo DAS-6, Carlito trabalharia informalmente para o médico Antônio Carlos Salim Braide, conhecido como “Tonho Braide”, irmão do prefeito Eduardo Braide.

Carro é abandonado com mais de R$ 1 milhão na mala no Renascença

Há divergências sobre a presença do veículo na porta do condomínio Canopus. Conforme as informações já divulgadas, o carro teria sido abandonado naquele local há cerca de 15 dias. A fonte do portal garante, no entanto, que no dia da descoberta o Clio foi deixado na porta do prédio horas antes, após Carlito se apavorar por sentir que vinha sendo seguido. Depois de deixar o veículo, o até então funcionário da prefeitura voltou e já encontrou a polícia no local. Nesse momento se apresentou como dono do carro. No entanto, ao ser levado à SEIC (Superintendência Estadual de Investigações Criminais) para consignar seu depoimento, Carlos Augusto, já acompanhado de advogado, permaneceu calado. Nesta quinta-feira, 01, Carlito deveria ser reinquirido na SEIC, mas não compareceu. Apenas dois advogados dele estiveram na superintendência s conversaram com as autoridades sobre o inquérito.

A divergência sugere que o carro pode ter saído do local, onde estava há vários dias, e retornado. Há informações de que a sogra de Tonho Braide moraria nas imediações, não se sabendo exatamente se no condomínio Canopus.

Imagens já analisadas pela polícia mostram que no dia 16 de julho, quando o carro estava parado em frente ao prédio, um automóvel Honda Fit, de cor preta, parou ao lado e uma pessoa saiu do Renault e entrou no Fit. Não haveria semelhanças entre essa pessoa e Carlito.

Outro detalhe divergente é que a mala do carro, que a princípio, segundo as informações, não estava trancada, teria sido aberta pelo próprio Carlito diante dos policiais. No porta malas foi encontrada exatamente a importância de R$ 1.109.350,00, conforme conferência feita na SEIC, confirmada na justiça, onde foi feito, pela manhã, um depósito judicial, até que se concluam as investigações.

A SEIC ouviu hoje, também, o empresário Alyson, dono da SLZ Veículos, localizada em frente ao restaurante Cheiro Verde, no Turu. Alyson disse que vendeu o Clio vermelho Carlito, por 20 mil reais em espécie, e que o agora ex-funcionário da prefeitura de São Luís chegou lá com um “bolo de dinheiro”.

O carro – O veículo Renaut Clio, placas NXH5E16 aparece nos registros do DETRAN-MA em nome de Marivaldo de Jesus França, morador do bairro da Areinha, onde teria uma oficina. Marivaldo já teria sido ouvido informalmente e informado que passou o carro para o empresário Davi e seu pai Salomão, proprietário de uma revendedora de gás. Posteriormente, o Clio vermelho teria sido vendido para o empresário conhecido como Alysson, da SLZ Veículos, localizada no Turu, em frente ao restaurante Cheiro Verde. Por fim, o carro estava em poder de Carlos Augusto Diniz da Costa, conhecido como Makilas/Carlito, nomeado na SEMIT em janeiro de 2021. Na época, quando os processos eram físicos, embora figurasse oficialmente como Analista Técnico, ele trabalhava como “maloteiro”.

35 thoughts on “Dinheiro encontrado em mala de veículo no Renascença seria propina de medição de obra da Prefeitura de São Luís

  1. Estória cabeluda e muito mal contada, restando a nós, simples mortais, esperar e torcer para que tudo seja investigado e esclarecido. Saber de que órgão municipal saiu toda essa grana.

  2. Vejo aqui nos meus búzios que, essa lambança, em um futuro não muito distante, terá um suposto ” suicídio”! Hum! Vai vendo, eu só observo!🤔🕵️🙈🙉🙊🙏🙌🥱😴!🔥, no Parquinho! Simples assim!

  3. É claro que era propina até uma criança sabe. Porquê ele ficou calado? Se fosse a PF tudo já teria sido investigado e provado. Agora essa polícia Civil é uma piada.

  4. Deu ruim pro Carlito. Kkkkkkk. Mas não se preocupe eles vão te abandonar e vc será lacrado sem dó e nem piedade. É assim que agem os nossos políticos. Servidores Públicos têm que ser concursados.

  5. Boa tarde
    Blumenau SC,a grande maioria de agentes da prefeitura cobram proprina, é um absurdo de gente sem respeito com sua atividade ( fiscal de obras e secretário de obras).
    Sempre cobrando suborno para liberar construções ou terrenos que não possam ser construído.

  6. Esse propina foi tão gorda que deu até diarreia nos mesmo !
    Como podre essa gestão do Braide sobre o comando da nossa velha saqueada prefeitura de Slz . Ate quando o ministerio publico vai ser omisso com o que vem acontecendo com administração do dinheiro publico dos impostos de todos nos ?

  7. UMA PERGUNTA ESTÁ NAS NUVENS ( NO DIA QUE O VEICULO FOI ENCONTRADO NA PORTA DO CND CANOPUS (
    PELA POLICIA ) SEIC, A POLICIA NAO FALOU NADA A RESPEITO DA PRESENÇA DO CARLOS AUGUSTO ( MALOTEIRO DA PREFEITURA) E AGORA DEPOIS DE 5 DIAS ( O INFORMANTE DESCOBRE ESSA MAKAKADA TODA ( MENTIRA T3M PERNA CURTA) VAMOS COLOCAR ISSO EM PRATOS SUJOS ( É MUITO MELHOR) VOCES RECORDAM DAQUELE ” CAUSO ” LUNUS” NÃO MUITO DISTANTE

  8. Acho interessante esses veículos de comunicação que usam… as palavras “ seria “, “ supostamente “, “ teria “, “ poderia” e etc. Essas palavras são apenas para CRIAR FACTOIDES e Manipulacao de ideias por parte de leitores leigos. Quando se prova a verdade os mesmos veículos não vem aqui ser CATEGÓRICOS com a verdade é desfazer os “ Supostamentes “. O Jornalismo atual está a serviço …. Pensando assim, a notícia “ poderia “ ser: Carro encontrado com valores “ seria “ uma tentativa de prejudicar o atual prefeito neste momento eleitoral. Se vamos seguir com devaneios, está aí mais um. Espero que a polícia desvende o caso com imparcialidade. Apenas isso.

  9. É horrível p mim saber e vê que o meu Maranhão só aparece em mídia com sujeiras desse tipo. Eu gostaria de um dia poder presenciar meu estado sair da linha de pobreza e miséria. E dinheiro, água e verde, temos de sobra, só falta a consciência humana dos nossos governantes trabalhar com honestidade! É difícil isso? Misericórdia 🥺

  10. Lugar de corrupto é na cadeia, não em administração pública.
    Na oportunidade. O Jornal, a tv e outros, deveriam fazer uma investigação e reportagem das situações ilícitas no município de São José de Ubá/RJ. Aqui tem um pouco de tudo, inclusive caso de Improbidade do prefeito, tornar em probidade. Quando anularam a sessåo que originou a improbudade.
    São José de Ubá pede socorro.
    Paulo Cesar Estephaneli Corty. O cidadão que mais fez por minha terra natal ainda de graça . Por AMOR.

  11. Isso é a realidade do Brasil, ladrão espalhado em todo serviço público.
    Todos funcionários públicos deveriam sempre fazer concursos.
    Isso evitaria esses jabutis, manobrando por esses políticos corruptos.
    Os caras já começam seus governos com as quadrilhas já todas instaladas e protegidas pela máquina administrativa.

  12. Esse Carlito é mais incompetente qie o homem da mala do Michel Temer que foi filmado correndo pelas ruas de São Paulo. E ainda comprou um carro VERMELHO. Kkkk

  13. E esse dinheiro vai pra como de quem? Quero vai usufruir desse dinheiro? Até agora ninguém falou, será que esse dinheiro entra pro orçamento público? A sociedade quer saber! Mais de um molho de reais mexe com a cabeça de muito gente, não é mesmo?

  14. A exemplo do que sempre observamos, as propinas circulam por meio de assessores de confiança de políticos, que os nomeiam para cargos comissionados (sem concurso).
    São jóias, “presentes”, pagamento de contas pessoais e familiares, etc, além de patrimônio adquirido no dinheiro vivo, para não deixar rastro bancário ou na Receita Federal e cuja origem a renda deles não justifica, mas sabemos que vem dos cofres públicos.
    Se a polícia fosse séria, ia perceber que inúmeros parentes de políticos têm ou se tornam empresários que vendem para órgãos públicos. Mas, ao contrário disto, os policiais são seguranças pessoais destes elementos ou apoiadores nas “motociatas”.
    Pelo visto o tal de Carlito era muito próximo e da confiança da família do prefeito e de seu irmão.
    Outro grupo que tem tido negócios estranhos são os delegados de defesa dos animais que, além de usarem o cargo para fins eletivos, têm tido várias ONGs envolvidas até em operações policiais, mesmo os voluntários/defensores
    não sendo agentes públicos, o que a lei proíbe.

  15. Quando ouvi a notícia a primeira vez logo imaginei, uma monta dessas só pode ser de políticos corruptos.
    Claro fica esse jogo de conversas, a investigação logo estanca, o suspiro na imprensa também pára e rapidamente o povão esquece, então nem é preciso dizer quem vai ficar na boa e com a grana.

  16. Esses Estados do Nordeste sempre foi assim sinônimo de corrupção,por isso a esquerda sempre ganha lá, o povo vive na miséria e votando na esquerda..

  17. Esses cargos comissionados precisam ser reduzidos ao extremo. Onde moro a gente vê servidores comissionados aos montes em administrações regionais, que se fossem extintas não fariam falta alguma para as comunidades sob suas jurisdições administrativas. Só servem para cabides de empregos.

  18. O interessante é que depois do autor ser conhecido é preso, logo após solto, e não temos conhecimento do destino final da grana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *