A propósito de notícias que circularam a respeito da ausência de pagamento de cachê para artistas selecionados em apresentações no projeto “Mirante da Cidade”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), divulgou nota de esclarecimento nesta terça-feira, 12.

Segundo a Setur, o edital foi criado com o objetivo de organizar e democratizar o acesso ao espaço público para realização de eventos independentes em um dos principais pontos turísticos da capital maranhense. A pasta afirmou ainda que, em nenhum momento, houve intenção de promover contratação de atrações sem as contrapartidas legais previstas.
A secretaria também destacou que a gestão municipal segue investindo na valorização da cultura local e apoiando iniciativas voltadas ao fortalecimento da identidade cultural e turística da cidade. A Prefeitura informou ainda que permanece aberta ao diálogo e aos esclarecimentos necessários sobre o tema.
O caso ganhou notoriedade após a publicação de um edital prevendo apresentações musicais voluntárias no Mirante da Cidade, sem pagamento de cachê aos artistas participantes. O documento estabelece que músicos, bandas e grupos deverão contribuir para a valorização da cultura maranhense, embora as apresentações não contem com remuneração.
Além da ausência de pagamento, o edital prevê que os próprios artistas sejam responsáveis pela estrutura das apresentações, incluindo equipamentos de som e iluminação, transporte e montagem dos materiais utilizados nos shows.
As apresentações estão previstas para ocorrer entre junho e dezembro deste ano, em duas edições mensais, no Mirante da Cidade, localizado no Centro Histórico da capital maranhense.
Confira a íntegra da Nota da SETUR:
“A Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) esclarece que o edital referente à disponibilização do Mirante da Cidade para a classe artística foi elaborado com o objetivo de organizar e democratizar o acesso ao espaço para a realização de eventos independentes em um dos principais cartões-postais da cidade.
A Setur reforça que, em nenhum momento, houve intenção de promover contratação ou disponibilização de atrações sem as devidas contrapartidas legais.
A Prefeitura de São Luís destaca ainda que segue investindo na valorização da cultura local, apoiando iniciativas culturais e turísticas que fortalecem a identidade ludovicense.
A gestão municipal permanece aberta ao diálogo e aos esclarecimentos necessários, reafirmando seu compromisso com a transparência e o interesse público.”

Santo de casa nunca fez milagre.
Fosse esses medíocres ‘artistas’ funqueiros, punqueiros e outros, o cachê seria pago com muita antecedência .
Cabe ao prefeito tomar as providências necessárias para reparar essa ‘gafe cultural…
Edital de muito mal gosto