Banner institucional

A crise no transporte público de São Luís voltou a dominar os debates na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19. Os vereadores Clara Gomes e Marlon Botão cobraram providências da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) diante das dificuldades enfrentadas por moradores de comunidades da Zona Rural da capital.

Vereador Marlon Botão. Foto: Leonardo Mendonça

Durante o pronunciamento, Clara Gomes destacou a interdição da Estrada Santa Maria, na região do Andiroba, realizada por moradores em protesto contra a precariedade do transporte público. Segundo a parlamentar, comunidades como Andiroba, Nova Vida, Mato Grosso, Coquilho e Tajipuru sofrem diariamente com a falta de ônibus, frota reduzida e veículos em condições inadequadas.

A população está cansada de esperar por soluções. Os moradores pedem aumento da frota, melhoria na qualidade dos ônibus e mais atenção para as linhas que ligam a região ao Terminal do São Cristóvão. A zona rural de São Luís não pode continuar sendo tratada com descaso”, afirmou a vereadora.

Clara Gomes ressaltou ainda que já havia levado a situação à SMTT no fim do ano passado, quando se reuniu com representantes do órgão para tratar da problemática. Apesar das vistorias realizadas na região, ela afirmou que nenhuma medida efetiva foi adotada até agora.

O vereador Marlon Botão também denunciou problemas enfrentados pelos moradores do Maracanã. Segundo ele, duas linhas de ônibus foram retiradas da região nos últimos 15 dias, agravando ainda mais a situação da população.

Recebemos relatos de pessoas que ficaram mais de uma hora esperando ônibus. Isso é inadmissível em uma capital como São Luís. O transporte público precisa ser tratado como prioridade”, declarou.

Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara, Marlon Botão demonstrou preocupação com os impactos da redução das linhas para moradores de conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida instalados na região do Maracanã. O parlamentar defendeu a união de esforços entre os poderes públicos para enfrentar a crise no sistema de transporte coletivo.

A gente precisa unir forças para garantir um transporte digno à população. Não é possível que bairros inteiros convivam diariamente com longas esperas, superlotação e falta de ônibus”, concluiu.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×