O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, anunciou nesta quinta-feira (15) a retomada dos estágios de estudantes da Universidade Ceuma nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A decisão ocorreu após reunião entre representantes da instituição, o estudante envolvido na polêmica e seus familiares.

O novo posicionamento do prefeito acontece dias após a suspensão das atividades dos acadêmicos da universidade na rede municipal de saúde, medida adotada depois da divulgação de um vídeo em que um estudante de Medicina fazia declarações ofensivas contra a cidade e a população luminense.
Segundo Fred Campos, a reunião foi marcada pelo diálogo e pela busca de entendimento entre as partes. Em pronunciamento, o prefeito informou que a universidade apresentou pedido formal de desculpas pelo episódio e reforçou o compromisso com a humanização no atendimento à saúde.
“Entendemos também que não seria justo prejudicar os demais estudantes que vêm realizando seus estágios com dedicação, responsabilidade e compromisso. Por isso, iremos retomar os estágios dos alunos da instituição nas nossas UBSs”, declarou.
O prefeito também afirmou que a Universidade Ceuma se comprometeu a fortalecer ações voltadas à ética, empatia e cuidado humanizado entre os estudantes da área da saúde.
O caso ganhou grande repercussão após a publicação do vídeo nas redes sociais. À época, Fred Campos anunciou o encerramento temporário do convênio de estágios e informou que o estudante poderia responder judicialmente pelas declarações consideradas ofensivas.
Após a repercussão negativa, a Universidade Ceuma divulgou nota pública repudiando a conduta do acadêmico e destacando que o comportamento não representava os valores da instituição. A universidade também informou que adotaria medidas internas para apuração do caso.
Além da nota oficial, o estudante e seus pais também apresentaram pedido de desculpas pela situação.
Durante o pronunciamento desta quinta-feira, Fred Campos voltou a destacar investimentos recentes realizados na cidade, especialmente na área da saúde, citando UBSs climatizadas, o funcionamento do Centro de Hemodiálise e a implantação do Centro de Imagens do município.
“Hoje, Paço é uma nova cidade. E seguimos avançando todos os dias com diálogo, trabalho e compromisso com as pessoas”, afirmou o prefeito.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
