Com 75% das obras executadas, a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), segue em ritmo acelerado.

A estrutura, que tem investimento de R$ 171,1 milhões do Governo Federal, tem previsão de entrega até o final deste ano.
Quando concluída, a ponte vai restabelecer a ligação da BR-226 com a malha rodoviária brasileira, devolvendo a trafegabilidade entre a Região Norte e o restante do país.
A obra é executada com o método de balanço sucessivo, técnica usada em pontes e viadutos de grandes vãos, quando não há possibilidade de escoramento tradicional.
Nesse processo, a estrutura é construída em segmentos (aduelas) que avançam em balanço a partir de pilares centrais, formando o tabuleiro de maneira progressiva.
Até o final de setembro, o avanço da construção já garantia resultados expressivos:
- 24 fundações e 26 pilares concluídos;
- 45 vigas pré-moldadas finalizadas, com cinco das nove lajes já concretadas;
- 20 aduelas executadas, de um total de 60;
- Pré-lajes finalizadas e equipes atuando na sequência dos balanços sucessivos.
A nova ponte terá 630 metros de extensão e 19 metros de largura, com vão livre de 154 metros.
O projeto inclui duas faixas de rolamento de 3,6 metros, dois acostamentos de três metros, barreiras de proteção tipo New Jersey, além de passeios para pedestres e guarda-corpo em ambas as extremidades.
A PONTE
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou no dia 24 de dezembro de 2024, por volta das 14h50, resultando em um trágico acidente.
Das 18 pessoas envolvidas, 14 perderam a vida, 3 estão desaparecidas e 1 homem foi resgatado com vida.
Entre os veículos que caíram no rio estavam três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, dois dos quais transportavam produtos perigosos, como 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas.
As partes remanescentes da ponte foram implodidas em 2 de fevereiro de 2025, dando início à construção da nova estrutura.






