O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9), durante a sessão plenária, que vai se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aos 67 anos, Barroso poderia permanecer na Corte até completar 75 anos. Em seu discurso de despedida, afirmou que acredita no país e que continuará trabalhando fora do tribunal.
“Por doze anos e pouco mais de três meses ocupei o cargo de ministro desse Supremo Tribunal Federal, tendo sido presidente nos últimos dois anos. […] Sinto que agora é hora de seguir outros rumos, sequer tenho os bem definidos, mas não tenho apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo, com espiritualidade, mais literatura e poesia”, declarou o ministro.
Barroso também destacou o impacto da função na vida pessoal: “Como todos nós sabemos, os sacrifícios e os ônus da nossa função acabam se transferindo para nossos familiares e nossas pessoas queridas, que sequer têm qualquer responsabilidade pela nossa atuação”.






