O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne nesta quinta-feira (16) na Casa Branca, em Washington D.C., com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.

A reunião tem como objetivo preparar o terreno para um futuro encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos EUA, Donald Trump, definindo os temas que serão discutidos entre os líderes. O governo brasileiro pretende negociar a reversão do tarifaço imposto pelos EUA e a retirada das sanções aplicadas a autoridades brasileiras. Por outro lado, os Estados Unidos têm interesse nos minerais críticos do Brasil e em regras mais favoráveis para as big techs norte-americanas.
O convite foi feito por Rubio, que ligou para Vieira em 9 de outubro convidando-o para a reunião presencial. Após semanas sem declarações oficiais sobre o assunto, dois representantes dos EUA voltaram a se manifestar na véspera do encontro, abordando censura e questões de Estado de Direito no Brasil. Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, afirmou que o tarifaço reflete “preocupações extremas com o Estado de Direito, a censura e os direitos humanos no Brasil”. Scott Bessent, secretário do Tesouro, disse que houve “detenção ilegal de cidadãos norte-americanos que estavam no Brasil”, sem detalhar.
Ao anunciar a reunião em evento no Rio, Lula relembrou a declaração de Trump durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando o republicano disse ter sentido uma “química excelente” com o presidente brasileiro.






